Atenção
“Até o fim do ano”: A suspensão urgente do INSS, válida nesta quinta-feira (11) e confirmada na Globo
11/07/2024 às 7h30

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um serviço oferecido pelo INSS acabou suspenso, com a confirmação exposta por um jornal da Globo, e vale hoje (11). Além disso ela seguirá até o final deste ano de 2024
William Bonner, que comanda todas as noites o Jornal Nacional, durante a edição do dia 20 de abril, confirmou uma suspensão que atinge o INSS. Portanto, todos os aposentados precisam se atentar, já que a medida está em vigor já nesta quinta-feira (11) e vale até o fim do ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários e boa parte deles já são considerados idosos. Diante desse cenário, é fundamental que o governo deixe bem claro todas as mudanças que atingem esse grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com William Bonner, no Jornal Nacional, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio do pagamentos aos beneficiários do INSS por falta de prova de vida. Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2024, os beneficiários receberão o pagamento, mesmo sem realizar a prova de vida.
“Desta vez, não será preciso (ir ao INSS), porque nenhum benefício será bloqueado até o fim do ano por falta da prova de vida. Desde o ano passado, a comprovação de que o segurado está vivo é tarefa do próprio INSS e não mais do beneficiário”, destacou o jornalista.
Em seguida, explicou os motivos dessa decisão. “O Instituto está fazendo uma espécie de varredura, cruzando dados da Receita Federal, do SUS, informações eleitorais e até entrega de cartórios. Tudo para saber se quem recebe está vivo… São 39 milhões e meio de aposentados, pensionistas e outros segurados, com um benefício médio de R$ 1.800,00, que precisam ser verificados para evitar fraudes”.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Hoje”: Tralli paralisa JH com novo decreto do INSS para garantir +1 saque aos aposentados

Extra e saque acima de R$1 mil: INSS confirma 2 grandes vitórias aos aposentados nesta terça-feira (06)

Data da 2ª parcela do 13º salário do INSS chega hoje (6) aos 60+
Comunicado do INSS
Diante desse cenário, o INSS veio à tona para comentar sobre outras mudanças, principalmente envolvendo a mudança no período de contagem para a comprovação de vida.
“Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação”, destacou o próprio site do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, a contagem começa a valer a partir do último dia em que o segurado realizou a prova de vida e não mais a partir da sua data de aniversário. Por mais que não tenha o bloqueio em 2024, o processo esta sendo realizado por meio de registros na base de dado do próprio INSS.
É importante, caso tenha tempo, realizar a prova de vida, para não ter nenhum problema no recebimento do benefício a partir de 2025.

William Bonner comanda todas as noites o Jornal Nacional (Reprodução: Globo)

Prova de vida serve para que os beneficiários sigam aptos a receber o benefício (Reprodução: Internet)

Comunicado do programa em relação a proibição da suspensão pela falta de prova de vida (Reprodução: Internet)
Quando começa o pagamento do INSS em julho?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de julho ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: