Sem pensar duas vezes, Renata confirmou no JN um anúncio do INSS que sem dúvidas atinge em cheio aposentados
Renata Vasconcellos, âncora do JN, da Globo, sem dúvidas, é um dos maiores nomes do jornalismo do canal dos Marinhos na atualidade.
Dito isso, é por meio do JN que a famosa diariamente deixa milhões de brasileiros muito bem informados sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como exemplo disso, podemos citar quando Renata acabou cravando um anúncio do INSS que atinge em cheio aposentados. Vamos conferir?
Antes de mais nada, é muito importante falar que a edição em questão foi exibida em 02/02/2024.
Assim, na ocasião, foi noticiado que o INSS começou a convocar mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovarem que estão vivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Desde que a regra mudou, em 2022, não é mais o beneficiário que precisa provar que está vivo. Cabe ao INSS fazer essa checagem e isso é feito com o cruzamento de dados fornecidos por órgãos públicos e privados, como bancos, cartórios, unidades de saúde”, explicou, no JN.
Como fazer prova de vida no INSS?
Diante de alguns exemplos de prova de vida, podemos citar se o pensionista ou aposentado, nos últimos 10 meses:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Tomou vacina na rede pública;
- Acessou o aplicativo meu INSS com o cadastro nível ouro no site gov.br;
- Contratou empréstimo consignado com uso de biometria;
- Ou até se foi atendido no SUS.
Assim, no JN, Renata Vasconcellos explicou que: “No último ano, mais de 4 milhões de pessoas não foram encontradas em nenhuma base de dados. Esses aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo avisados pelo banco, pelo aplicativo meu INSS e também podem receber uma chamada do número 135″, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Primeiro, o INSS não pede dinheiro para ninguém. Todos serviços são gratuitos. Segundo, ele não vai pedir os seus dados bancários, a sua senha em especial. Se você desconfiar quando ligam do 135 para você, que você tem alguma dúvida, desliga e liga no 135. Aí você vai estar em um canal seguro e diga: ‘Olha, me ligaram dizendo que eu tenho que fazer prova de vida, etc.’. E o 135 vai daí poder organizar e passar a pessoa para ser atendida corretamente”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Ao final, Renata confirmou que: “Uma vez esgotadas todas essas alternativas, o aviso do banco, no aplicativo, o 135, ou a visita, é que o INSS vai fazer a notificação e somente a partir daí começará a contar o prazo de 60 dias, se não ficar provado que o segurado está vivo, o benefício será suspenso”, disse.