O Metrô de SP recebe nova canetada do governador Tarcísio de Freitas. Paulistas podem se deparar com o fim de uma era nas linhas 1, 2 e 3
Atual governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, arma o fim de uma grande era nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP. O executivo visa dar continuidade em um projeto que afeta o transporte público.
Acontece que, desde o fim de 2023, o governador Tarcísio iniciou seu projeto de privatização das linhas do metrô. Porém, sua ideia não teve ainda todo o apoio necessário para seguir em frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 31 de julho, o governador se reuniu com diretores da estatal que controla o Metrô de São Paulo para tentar angariar aglutinar apoio ao projeto de privatização das linhas sob gestão do Estado.
A privatização do Metrô de SP
De acordo com informações disponibilizadas pelo portal da revista ‘Veja’, a estratégia de Tarcísio e se antecipar e conduzir a narrativa do processo de venda das linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha.
A linha 4-Amarela é concedida à empresa ViaQuatro e a linha 5-Lilás é operada pela Via Mobilidade, ambas empresas do Grupo CCR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a revista, o projeto inicial do governo visa conceder a linha 1-Azul à iniciativa privada. A longo prazo, a gestão de Tarcísio de Freitas deseja avançar na privatização das linhas 2-Verde e 3-Vermelha.
No entanto, fontes do governo admitem que, por ser um projeto complicado, a conclusão do processo de concessão de toda a malha ferroviária do metrô paulistano só seria possível em um próximo mandato.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Paes está ciente: Metrô RJ anuncia suspensão de serviço vital em 2024 e atinge em cheio 6M de cariocas
● Tarcísio ciente: FIM de serviço vital é anunciado em 2 linhas do metrô de SP em 2024
● Adeus: Fim de serviço popular do metrô do RJ chega em 2024 na era Eduardo Paes com substituto a cariocas
Plano de Tarcísio para ferrovias
A ampliação da malha ferroviária é um objetivo de Tarcísio desde os tempos de Ministério de Infraestrutura, nos governos de Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As audiências públicas para a transferência das linhas 11- Coral, 12- Safira e 13- Jade, geridas Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, à iniciativa privada já acabaram.
Vale destacar que, o governo planeja fazer o leilão ainda neste ano. O projeto para as linhas 10- Turquesa e 14-Ônix ainda está em fase de estudos.
Além disso, o Trem Intercidades (TIC) que ligará a capital até Campinas já foi leiloado e a C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação por 30 anos.
Considerações finais
O fim de uma era está armado em São Paulo. Com o Governador Tarcísio de Freitas querendo privatizar mais 3 linhas do metrô de SP. Dessa forma, deixando de estar sob a gestão do estado e sendo repassadas para empresas. Assim, visando conceder as linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha à iniciativa privada.
QUANTAS LINHAS O METRÔ DE SÃO PAULO TEM?
A rede metroviária da cidade de São Paulo tem 6 linhas. Assim, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, segundo o portal oficial do Metrô.