Medida do governo paulista visa facilitar o deslocamento de lista com milhares de CPFs oferecendo gratuidade nos próximos fins de semana de novembro!
E uma nova medida do Governo do Estado de São Paulo, encabeçada por Tarcísio Freitas, traz alívio para o bolso de uma lista com milhares de CPFs na capital, válido para os dois próximos domingos de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de uma iniciativa inédita, tanto o Metrô, a CPTM como os ônibus intermunicipais de São Paulo serão gratuitos entre os dias 3 e 10 de novembro, para facilitar o deslocamento dos candidatos ao ENEM.
A partir de informações contidas e divulgadas pelo portal Terra, a equipe especializada em transporte público do TV Foco, traz mais detalhes dessa medida nesta sexta-feira (01).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado oficial
Tal anúncio foi feito pelo Governo do Estado na última quinta-feira, 31, e o decreto oficial será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Conforme o comunicado, essa gratuidade será válida para todas as linhas de metrô, trem e ônibus intermunicipais em todas as Regiões Metropolitanas do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o benefício será válido das 9h às 21h, sem a necessidade de apresentação de qualquer tipo de comprovante de escolaridade.
Ponto a ponto:
- Abrangência: A medida inclui todas as linhas de metrô e trem, inclusive as operadas por concessionárias privadas como: ViaQuatro e ViaMobilidade, nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
- Outros benefícios: Em São Paulo, os ônibus municipais seguirão o programa “Domingão Tarifa Zero”, com a tarifa gratuita habitual já aos domingos.
- Transporte de bicicletas: Passageiros poderão transportar bicicletas nos trens e metrôs aos domingos, conforme já previsto para fins de semana.
- Reforço no atendimento: A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) planeja monitorar a demanda e acionar trens reservas e ônibus extras, além de posicionar funcionários adicionais para orientar os candidatos.
Por fim, essa gratuidade demonstra o reconhecimento do governo à importância do ENEM, cujo qual é uma porta de entrada para as oportunidades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o Governo Federal também criou uma medida para evitar a “evasão” escolar, um dos maiores desafios para manter alunos no ensino médio. Para saber mais sobre esse benefício, clique aqui*
Quantos alunos se inscreveram para o ENEM em 2024?
Conforme dados oficiais do Governo, o ENEM 2024 teve 5.055.699 inscrições, superando as edições anteriores, tenso o estado de São Paulo em primeiro lugar.
Sendo assim, veja abaixo o número de inscritos por estado é o seguinte:
- São Paulo – SP: 747.094;
- Rio de Janeiro – RJ: 352.777;
- Minas Gerais (MG): 463.722;
- Bahia (BA): 449.528;
- Pernambuco (PE): 275.543;
- Ceará (CE): 279.054;
- Paraná–PR: 209.924;
- Maranhão (MA): 210.647;
- Goiás – GO: 180.131;
- Distrito Federal (DF): 94.683
Conclusões finais:
Resumindo, o Governo de São Paulo oferecerá transporte público gratuito para todos os passageiros nos dias 3 e 10 de novembro, nos horários de pico, facilitando o deslocamento dos candidatos ao ENEM.
A medida abrange metrô, trens e ônibus intermunicipais em todo o estado, visando atender à alta demanda de inscritos no exame.