Tarcísio de Freitas surpreendeu ao fazer um anúncio com nova lei do Detran de São Paulo para ajudar milhares de motoristas com venda do veículo
Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que as leis servem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados, promover o bem-estar público, assegurar que a sociedade funcione de forma justa e equitativa, entre outras coisas. Tanto que nessa matéria falaremos de uma canetada da Tarcísio de Freitas que atingiu o Detran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começo de conversa, é preciso citar que realizar o sonho do carro próprio, muitos motoristas optam por vender o veículo após alguns anos. Entretanto, logo quando o motorista decide vender um veículo, é necessário que o vendedor assine o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e registre esse documento no cartório.
Já o comprador precisa reuni-lo com uma cópia do seu RG, CPF, da sua carteira de habilitação e de um comprovante de residência válido (de até 180 dias). Contudo, em março deste ano, Tarcísio de Freitas aprovou uma nova lei no Detran de São Paulo. Durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, o governador enalteceu o novo serviço, que traz um novo substituto a motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado de São Paulo, que vem como substituto da transferência antiga. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou o novo modelo de processamento de transferência, que torna o processo mais dinâmico e seguro.
Conforme o site oficial do Detran SP, a TDV (Transferência Digital de Veículos) é 100% automatizada e com todas as validações no mesmo acesso. Mas, apenas vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro terão acesso ao novo processo nesta primeira fase. Além disso, tem outra importante regra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A transferência online ocorre apenas para pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual. Na cerimônia de lançamento do TDV, realizada no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio de Freitas reforçou que São Paulo será o primeiro Estado a testar o novo processamento de transferência.
“Agora estamos implantando diversas melhorias digitais, a exemplo da utilização do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com a utilização da Transferência Digital de Veículos (TDV), a economia também será de tempo ao cidadão, já que o documento sairá no mesmo dia com o pagamento via pix”, disse o governador durante a cerimônia para falar da nova regra do Detran.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● Virada: Regra 20, 30, 40 da aposentadoria confirma DESCANSO antes dos 60 para milhões de brasileiros
● Governo Lula arma fim de serviço vital do FGTS e trabalhadores têm até FEVEREIRO de 2025 para sacar valores
COMO USAR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Baixe o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android (tanto o vendedor quanto o comprador “pessoa física”);
- O veículo deve ter o CRVe digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021, ou convertido do papel para o formato digital no caso dos fabricados anteriormente;
- O proprietário deve ter feito previamente a vistoria de identificação veicular aprovada por empresa credenciada de vistoria, há no máximo 60 dias;
- Procedimento a ser realizado no aplicativo, na aba Transferir Propriedade de Veículo, após checar se vendedor e comprador já possuem os pré-requisitos descritos acima, o aplicativo irá checar automaticamente os seguintes itens:
- CRVe Digital;
- Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada;
- O aplicativo registrará internamente, de forma automática – através da assinatura eletrônica;
- Registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo vendedor e vendedor.
Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?
Segundo informações do portal BMC News, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$1800,00 e R$2600,00, dependendo da cidade. Sendo assim, é preciso pesquisar em várias autoescolas para encontrar um preço que caiba melhor no seu bolso.