Inacreditável!

Tarcísio bate martelo sobre fim de serviço vital da linha 1-Azul do metrô de SP

30/10/2024 às 14h44

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Tarcísio de Freitas arma fim de era no metrô de SP (Foto: Agência Brasil)

Linha 1-Azul do metrô de São Paulo sofre mudanças com anúncio em 2024 e novo projeto do atual governado paulista, Tarcísio Freitas

A primeira linha do transporte metroviário, a linha 1-Azul do metrô de São Paulo, passa por mudanças após governador Tarcísio anunciar nova medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com o Diário dos Trilhos, durante uma coletiva de imprensa, no dia 8 de abril, Tarcísio afirmou a intenção de privatizar a linha em questão.

Vale ressaltar que a linha 1-Azul, foi a primeira instalada no sistema, inaugurada nos anos de 1970.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, segundo o governador, a concessão da linha para a iniciativa privada será realizada no ano de 2025.

A medida envolve um projeto de construção da Linha 20-Rosa, ligando a capital ao ABC, ou seja, linha em operação e outra ainda no papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, Tarcísio não detalhou na entrevista como será o processo, porém é de se esperar que nos próximos meses o projeto comece a ganhar mais detalhes.

“E a linha 20 que virá junto com a linha 1. Então a nossa ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão, a linha 1 junto com a linha 20, ou seja, atender esse sonho antigo aqui da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Isso vai ser realizado por meio dessa linha 20″, disse o governador.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Linha Azul do metrô em São Paulo (Foto: Reprodução/ Internet)

O que é o projeto Linha 20-Rosa?

O projeto tem seu ponto inicial na região da Água Branca na capital até Santo André, contando com integração às linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja.

Além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.

Para isto serão construídas 24 estações e uma extensão de 31,1 km, atendendo além de São Paulo, os municípios do ABC, integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Além disso, o objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas e do ABC.

Assim, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.

Contudo, confira as demais novidades sobre o metrô de São Paulo com o TV Foco!

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Traçado da linha 20 – Rosa (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

Conclusões finais

Portanto, a proposta de privatização da linha 1-Azul do metrô de São Paulo marca um novo capítulo na modernização do transporte público da cidade.

Desse modo, a iniciativa do governador Tarcísio visa tanto a melhoria na operação da linha existente quanto o avanço da futura construção da linha 20-Rosa.

Sendo assim, a concessão prevista para 2025 promete impulsionar a conexão com a região do ABC, atendendo uma demanda antiga dos moradores.

Contudo, nos próximos meses, espera-se que mais detalhes sobre o processo e as metas do projeto, trazendo clareza e novos benefícios para os passageiros paulistas.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Metrô de SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Destaque
fim de serviço
Linha 1-Azul
Metrô de São Paulo
privatização
Tarcísio

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.