Linha 1-Azul do metrô de São Paulo sofre mudanças com anúncio em 2024 e novo projeto do atual governado paulista, Tarcísio Freitas
A primeira linha do transporte metroviário, a linha 1-Azul do metrô de São Paulo, passa por mudanças após governador Tarcísio anunciar nova medida.
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Portanto, de acordo com o Diário dos Trilhos, durante uma coletiva de imprensa, no dia 8 de abril, Tarcísio afirmou a intenção de privatizar a linha em questão.
Vale ressaltar que a linha 1-Azul, foi a primeira instalada no sistema, inaugurada nos anos de 1970.
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Desse modo, segundo o governador, a concessão da linha para a iniciativa privada será realizada no ano de 2025.
A medida envolve um projeto de construção da Linha 20-Rosa, ligando a capital ao ABC, ou seja, linha em operação e outra ainda no papel.
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No entanto, Tarcísio não detalhou na entrevista como será o processo, porém é de se esperar que nos próximos meses o projeto comece a ganhar mais detalhes.
“E a linha 20 que virá junto com a linha 1. Então a nossa ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão, a linha 1 junto com a linha 20, ou seja, atender esse sonho antigo aqui da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Isso vai ser realizado por meio dessa linha 20″, disse o governador.
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O que é o projeto Linha 20-Rosa?
O projeto tem seu ponto inicial na região da Água Branca na capital até Santo André, contando com integração às linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja.
Além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.
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Para isto serão construídas 24 estações e uma extensão de 31,1 km, atendendo além de São Paulo, os municípios do ABC, integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
Além disso, o objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas e do ABC.
Assim, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.
Contudo, confira as demais novidades sobre o metrô de São Paulo com o TV Foco!
Conclusões finais
Portanto, a proposta de privatização da linha 1-Azul do metrô de São Paulo marca um novo capítulo na modernização do transporte público da cidade.
Desse modo, a iniciativa do governador Tarcísio visa tanto a melhoria na operação da linha existente quanto o avanço da futura construção da linha 20-Rosa.
Sendo assim, a concessão prevista para 2025 promete impulsionar a conexão com a região do ABC, atendendo uma demanda antiga dos moradores.
Contudo, nos próximos meses, espera-se que mais detalhes sobre o processo e as metas do projeto, trazendo clareza e novos benefícios para os passageiros paulistas.