Com mais de 136 anos, estação histórica da CPTM será demolida. Um substituto já foi decretado e chegará para ocupar a estrutura
Os moradores de São Paulo acabaram sendo pegos de surpresa agora em 2025 com a confirmação da demolição de uma estação antiga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Conforme apurado pelo TV FOCO, após mais de um século de história, a estação Ipiranga, na zona leste de São Paulo, terá parte de sua estrutura demolida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Metrópoles’, a decisão, tomada durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), faz parte do projeto de integração da estação à Linha 15-Prata do Metrô.
Inaugurada em 1886, a estação atualmente atende apenas a Linha 10-Turquesa da CPTM. Mas, acabará sendo transformada em um ponto de conexão com o monotrilho, o substituto que ficará no lugar.

Demolição de estação da CPTM
Conforme a fonte, a mudança exigirá uma reconstrução completa das bases da estação, com escavações no solo para a instalação de novas vigas de sustentação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acesso será modernizado, com entrada pela avenida Presidente Wilson, além da implantação de seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e um espaço para bicicletas.
A estação Ipiranga tem um passado marcante. Ela acabou sendo criada para receber os materiais de construção usados na obra do Museu do Ipiranga e participou ativamente do processo de industrialização da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recebeu bondes a vapor, veículos de tração animal e os primeiros bondes elétricos da capital.
Com a expansão, a Linha 15-Prata, que hoje liga a Vila Prudente ao Jardim Colonial, passará de 14,6 km para 19,1 km de extensão, conectando-se diretamente às estações Ipiranga e Jacu Pêssego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reforma da estação é uma promessa antiga. Em 2005, durante o governo José Serra, o projeto foi anunciado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas nunca foi executado.
Agora, finalmente, a transformação sai do papel, mesmo que isso signifique se despedir de parte da estrutura centenária.
Ademais, vale dizer que, a modernização busca atender melhor os usuários e integrar diferentes modais de transporte, enquanto a memória da estação Ipiranga continua viva nos trilhos de São Paulo.
Considerações finais
- A demolição parcial da estação Ipiranga marca o fim de um capítulo importante da história de São Paulo, mas também abre caminho para melhorias no transporte público.
- Com 136 anos de serviços prestados, a estação acabará sendo reformada para se integrar à Linha 15-Prata, ganhando acessibilidade, nova entrada e estrutura moderna.
- Apesar da despedida de parte da construção original, o objetivo é facilitar a vida dos passageiros e conectar melhor diferentes regiões da cidade.
- A memória da estação continua viva, em um novo formato, acompanhando o avanço da mobilidade urbana paulistana.
Quais as atuais linhas do metrô de São Paulo?
As linhas do metrô de São Paulo são:
- Linha 1-Azul (Jabaquara↔Tucuruvi)
- Linha 2-Verde (Vila Madalena↔Vila Prudente)
- Linha 3-Vermelha (Corinthians • Itaquera↔Palmeiras • Barra Funda)
- Linha 4-Amarela (Luz↔Vila Sônia)
- Linha 5-Lilás (Capão Redondo↔Chácara Klabin)
- Linha 15-Prata (Vila Prudente↔Jardim Colonial)
Além disso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também opera linhas no estado de São Paulo, que são:
- Linha 7-Rubi
- Linha 8-Diamante
- Linha 9-Esmeralda
- Linha 10-Turquesa
- Linha 11-Coral
- Linha 12-Safira
- Linha 13-Jade
Por fim, confira também esta matéria: Lojistas desesperados e bomba aos paulistas: Tarcísio bate o martelo e crava demolição de shopping em SP