VEJA!

Adeus: Tarcísio decreta demolição de estação da CPTM após 136 anos e substituto é decretado em 2025

Tarcísio de Freitas e CPTM (Foto: Reprodução/ Internet)

Tarcísio de Freitas e CPTM (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com mais de 136 anos, estação histórica da CPTM será demolida. Um substituto já foi decretado e chegará para ocupar a estrutura

Os moradores de São Paulo acabaram sendo pegos de surpresa agora em 2025 com a confirmação da demolição de uma estação antiga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Conforme apurado pelo TV FOCO, após mais de um século de história, a estação Ipiranga, na zona leste de São Paulo, terá parte de sua estrutura demolida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Metrópoles’, a decisão, tomada durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), faz parte do projeto de integração da estação à Linha 15-Prata do Metrô.

Inaugurada em 1886, a estação atualmente atende apenas a Linha 10-Turquesa da CPTM. Mas, acabará sendo transformada em um ponto de conexão com o monotrilho, o substituto que ficará no lugar.

Linha CPTM (Foto: Reprodução / William Cardoso/Metrópoles)
Linha CPTM (Foto: Reprodução / William Cardoso/Metrópoles)

Demolição de estação da CPTM

Conforme a fonte, a mudança exigirá uma reconstrução completa das bases da estação, com escavações no solo para a instalação de novas vigas de sustentação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acesso será modernizado, com entrada pela avenida Presidente Wilson, além da implantação de seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e um espaço para bicicletas.

A estação Ipiranga tem um passado marcante. Ela acabou sendo criada para receber os materiais de construção usados na obra do Museu do Ipiranga e participou ativamente do processo de industrialização da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recebeu bondes a vapor, veículos de tração animal e os primeiros bondes elétricos da capital.

Com a expansão, a Linha 15-Prata, que hoje liga a Vila Prudente ao Jardim Colonial, passará de 14,6 km para 19,1 km de extensão, conectando-se diretamente às estações Ipiranga e Jacu Pêssego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CPTM (Foto Reprodução/ ANPTrilhos)

A reforma da estação é uma promessa antiga. Em 2005, durante o governo José Serra, o projeto foi anunciado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas nunca foi executado.

Agora, finalmente, a transformação sai do papel, mesmo que isso signifique se despedir de parte da estrutura centenária.

Ademais, vale dizer que, a modernização busca atender melhor os usuários e integrar diferentes modais de transporte, enquanto a memória da estação Ipiranga continua viva nos trilhos de São Paulo.

Considerações finais

Metrô / CPTM – Montagem TVFOCO

Quais as atuais linhas do metrô de São Paulo?

As linhas do metrô de São Paulo são:

Além disso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também opera linhas no estado de São Paulo, que são:

Por fim, confira também esta matéria: Lojistas desesperados e bomba aos paulistas: Tarcísio bate o martelo e crava demolição de shopping em SP

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile