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Fim de uma era na Linha-2 Verde: Comunicado de Tarcísio crava virada histórica no metrô de SP em 2025

31/12/2024 às 14h05

Por: Kelves Araújo
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Tarcísio de Freitas e ilustração metrô (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

O comunicado de Tarcísio anuncia o fim de uma era e marca uma virada histórica para a Linha-2 Verde no metrô de São Paulo em 2025

A Linha-2 Verde do metrô de São Paulo, uma das mais emblemáticas da capital, está prestes a vivenciar uma transformação que promete marcar a história do transporte público na cidade.

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Em um comunicado recente, o governador Tarcísio de Freitas anunciou mudanças significativas previstas para 2025, colocando fim a uma era que moldou a mobilidade urbana paulistana.

O TV Foco detalha agora, com seu time de especialistas e as informações do Diário do Transporte, a possibilidade de a iniciativa privada assumir a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.

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Privatização do Metrô de São Paulo

  • Tarcísio de Freitas anunciou possibilidade de transferir a Linha 2-Verde do Metrô para a iniciativa privada.
  • Estudos de viabilidade econômica e financeira para a concessão da linha serão concluídos em 2025.
  • O governador destacou que a decisão dependerá dos resultados dos estudos sobre a concessão.
  • A análise avaliará os benefícios para a operação do metrô e a sustentabilidade do projeto.
  • A cerimônia ocorreu na estação Vila Formosa, na zona leste de São Paulo.
Metrô, São Paulo
De 11,4 milhões de habitantes de São Paulo, cerca de 4 milhões utilizam Metrô (Foto: Agência Brasil)

Contudo, antes de qualquer possível concessão, o governo estadual planeja investir R$ 22,4 bilhões na expansão da Linha 2-Verde.

Destinarão esses recursos à compra de 22 novos trens, parte de um lote total de 44 composições que atenderão outras linhas do metrô. A licitação para a aquisição desses trens está prevista para ocorrer em breve.

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Linha 2-Verde

A expansão da Linha 2-Verde está em andamento, com a primeira fase das obras já em execução.

Essa fase ampliará a linha até a estação Penha, aumentando sua extensão para 23 km e conectando-a diretamente a outras linhas do metrô, como a 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, além de terminais de ônibus urbanos e metropolitanos.

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Linha 2-Verde
Linha 2-Verde pode ter privatização em 2025, revelou Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução)

No entanto, preveem que a segunda fase da expansão, que levará a linha até Guarulhos, concluirá em 2028.

Tarcísio de Freitas

O governador Tarcísio de Freitas tem demonstrado interesse em conceder à iniciativa privada não apenas a Linha 2-Verde, mas também outras linhas do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Além disso, ele afirmou que está analisando as opções para melhorar a situação financeira das estatais que operam o sistema metroviário, considerando modelos de concessão ou privatização.

Em abril de 2024, Tarcísio detalhou planos para privatizar a Linha 1-Azul, juntamente com a Linha 20-Rosa, que ligará Santo André à capital paulista.

Linha 2-Verde, Metrô
Linha 2-Verde liga Vila Prudente com a Vila Madalena, em São Paulo (Foto: ANP Trilhos)

Além disso, mencionou a intenção de privatizar a Linha 2-Verde em conjunto com a Linha 19-Celeste, que conectará o centro de São Paulo a Guarulhos, e a Linha 3-Vermelha junto com a Linha 16-Violeta, visando atender à Zona Leste da cidade.

Quanto vai custa a passagem no Metrô de São Paulo em 2025?

A partir de 6 de janeiro de 2025, a tarifa do metrô e dos trens metropolitanos de São Paulo será reajustada para R$ 5,20. Assim representando um aumento de R$ 0,20 em relação ao valor anterior de R$ 5,00.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos justificou o reajuste como necessário para a manutenção e sustentabilidade do sistema, assegurando o princípio da modicidade tarifária.

CONCLUSÃO

Contudo, a análise de viabilidade, que será concluída em 2025, condiciona a possível concessão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo à iniciativa privada.

Por fim, o governo estadual continua investindo na expansão e modernização da linha. Com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte público na região metropolitana.

Veja também matéria especial sobre: Paulistas em festa e dezenas de lojas: Novo shopping gigante no metrô de São Paulo é CONFIRMADO.

Destaque
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Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

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