Decisão de Tarcísio determina demolição de Mega Shopping em São Paulo do tamanho do Morumbi e outros lugares populares
O governador Tarcísio de Freitas confirmou a demolição de um shopping de grandes proporções em São Paulo, comparável em tamanho ao Morumbi Shopping.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão encerra um longo imbróglio judicial e gera reações divididas entre comerciantes e moradores da região.
Acontece que o Metrô de São Paulo iniciou, no dia 3 de setembro de 2024, o cadastramento dos imóveis que serão desapropriados para a construção da Linha 19-Celeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Guarulhos Todo Dia, este projeto ambicioso visa conectar Guarulhos ao centro de São Paulo, passando pela zona norte da capital paulista.
A nova linha terá estações em locais estratégicos como Bosque Maia, Vila Augusta e Itapegica, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Locais afetados
Durante o processo de cadastramento, que se estenderá até 15 de outubro de 2024, os proprietários e inquilinos dos imóveis receberão uma carta do Metrô.
Este documento, assinado pelo coordenador da área, explicará os procedimentos de desapropriação e coletará informações socioeconômicas dos residentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que este processo não exige a saída imediata dos moradores, proporcionando um tempo adequado para que todos se preparem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre os locais afetados estão o o McDonald’s da Paulo Faccini e o Poli Shopping, no centro.
Decreto
O governo de São Paulo, sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, emitiu vários decretos de utilidade pública em maio de 2024, identificando as áreas que serão desapropriadas.
Entre os decretos, destaca-se o Decreto nº 68.552, que abrange regiões como Bosque Maia, Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica em Guarulhos. Estes decretos são fundamentais para a viabilização das obras da Linha 19-Celeste.
Contudo, além de Guarulhos, o cadastramento também ocorrerá em outras áreas da capital paulista, abrangidas pelos Decretos de Utilidade Pública.
Além disso, a extensão da Linha 2-Verde até Cerro Corá é outro projeto que está em andamento, demonstrando o compromisso do governo em expandir a rede de transporte público e melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo.
ALERTA
Durante o processo de desapropriação, é crucial que os moradores estejam atentos a possíveis golpes.
O Metrô de São Paulo orienta que qualquer dúvida ou suspeita seja esclarecida através dos canais de comunicação oficiais, como o telefone 0800 770 7722, que funciona diariamente das 5h à meia-noite.
Por fim, esta medida visa garantir a segurança e a transparência durante todo o processo.
Quanto custa a passagem no Metrô de São Paulo?
A passagem do Metrô de São Paulo custa R$ 5,00 para uma viagem unitária.
Além disso, este bilhete pode ser adquirido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento nas estações, pelo aplicativo “TOP” para Android e iOS, via WhatsApp, e em estabelecimentos comerciais credenciados.
CONCLUSÕES FINAIS
A construção da Linha 19-Celeste representa um avanço significativo para a infraestrutura de transporte em São Paulo.
Contudo, com a conclusão das obras, prevista para os próximos anos, espera-se uma melhoria substancial na qualidade de vida dos moradores de Guarulhos e das regiões atendidas pela nova linha.
Este projeto não só facilitará o deslocamento diário, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e social das áreas envolvidas.