GRANDE OPORTUNIDADE!

“A partir de 1° de janeiro”: Tarcísio sanciona nova lei do IPVA em SP e crava isenção a lista de CPFs em 2025

Tarcísio (Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP) - IPVA - São Paulo

Tarcísio (Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP) - IPVA - São Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pegando todos de surpresa, Tarcísio sanciona nova lei do IPVA em São Paulo e estabelece isenção para lista de CPFs em 2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta quarta-feira uma nova lei que altera as regras do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado.

A medida, que entra em vigor em 2025, garante isenção do tributo para uma lista específica de CPFs, beneficiando diversos motoristas paulistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em contas e das informações do Alesp, detalha agora sobre isenção do IPVA em São Paulo.

Lei da isenção do IPVA

IPVA isento em São Paulo, confirmado por Tarcísio (Reprodução: Montagem TV Foco)

Regras

Para que os veículos híbridos se beneficiem da isenção, é necessário que o motor a combustão seja abastecido exclusivamente com etanol ou que possuam tecnologia flex.

Essa medida visa incentivar o uso de combustíveis renováveis e reduzir as emissões de gases poluentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o período de isenção, a alíquota do IPVA será ajustada gradualmente: 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% a partir de 2030.

Além disso, essa escalonada busca equilibrar a arrecadação estadual com a promoção de tecnologias mais sustentáveis.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos

Além dos veículos híbridos, a lei também contempla caminhões e ônibus movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo o biometano, com isenção do IPVA até 2029.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa iniciativa reforça o compromisso do estado com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono no setor de transporte.

IPVA (Foto: CONTRAN)

A decisão de priorizar veículos híbridos que utilizam etanol como combustível reflete a estratégia do governo paulista de valorizar a tecnologia nacional de fontes de energia limpa, como o etanol, em detrimento de veículos totalmente elétricos.

O secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, destacou que o estado possui uma infraestrutura consolidada para a produção e distribuição de etanol, o que torna essa escolha mais viável.

Pontos negativos

No entanto, a exclusão dos veículos totalmente elétricos da isenção gerou controvérsias.

Isso por que, alguns deputados e especialistas questionaram a decisão, argumentando que a medida poderia ter abrangido todas as tecnologias de veículos sustentáveis, incluindo os elétricos, para promover uma transição mais ampla para a mobilidade limpa.

Idosos pagam IPVA?

Idosos com 65 anos ou mais estão isentos do pagamento do IPVA em muitos estados.

Contudo, para veículos acima desse valor, o benefício não se aplica. Porém, s isenção é válida tanto para veículos de passeio quanto para motos. No entanto, a regra pode variar conforme a legislação estadual.

IPVA, idosos e habitação (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONCLUSÃO

Em síntese, a sanção da Lei 18.065/2024 representa um passo significativo do governo paulista em direção à sustentabilidade.

Além disso, incentivando o uso de veículos híbridos que utilizam etanol e caminhões e ônibus movidos a hidrogênio ou gás natural.

Veja também matéria especial sobre: Agora: Tarcísio crava desconto geral no IPVA em SP e emite 3 alertas aos motoristas para 2025.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile