Apesar de ser um banco queridinho por milhões de clientes, o Nubank também tem pontos negativos que podem surpreender
Uma dos maiores bancos do Brasil em 2023, o Nubank tem uma série de facilidades e tecnologias que atraíram milhões de clientes nos últimos anos. Apesar de suas modernidades, a instituição possui pelo menos três desvantagens que podem desagradar algumas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por ser um banco que não cobra anuidade ou taxas surpresas ao longo do ano, muitos clientes podem acreditar que a instituição não faz cobranças para uso no exterior.
A situação, entretanto, não é essa. O Nubank cobra taxa para uso no exterior e para compras em moedas estrangeiras. Todos os brasileiros precisam pagar o IOF sobre os gastos realizados com cartão de crédito em moeda estrangeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, que é um imposto cobrado pelo governo em diversos tipos de operação. Essas operações podem ser o câmbio, seguro e operações de títulos e valores mobiliários.
O cliente também precisa pagar o spread, que é um valor aplicado sobre a cotação do dólar para cobrir custos adicionais que temos com essas transações. Esse valor é de 4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra desvantagem para quem usa Nubank tem a ver com o atraso de fatura. Quando o cliente atrasa o pagamento da fatura de crédito, os juros por atraso são de 3,75% a 15% ao mês e a multa é de 2% sobre o valor da fatura.
Ainda assim, esses valores são menores que aqueles cobrados pelos bancos tradicionais, como Bradesco e Itaú, mas ainda assim podem representar prejuízos aos clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CANCELAMENTO DE CONTAS
De acordo com informações do Terra Brasil Notícias, muitos clientes usam as redes sociais para reclamar do bloqueio envolvendo o Nubank.
No Reclame Aqui, alguns clientes relataram cancelamentos de contas sem maiores explicações.
“Eu era um cliente do Nubank desde 2017. Acordei com a notícia de que eles bloquearam permanentemente minha conta e que vão reter todo o valor lá por no mínimo 10 dias e não tem nada que eu possa fazer. Isso não me parece justo, eu estou muito nervoso e triste”, disse um usuário.
A instituição financeira emitiu um comunicado oficial para o cliente e reforçou que o cancelamento era definitivo.
“Estamos comprometidos em garantir a melhor experiência de segurança para que todos nossos clientes possam utilizar nossos produtos com tranquilidade e proteção Estamos sempre realizando análises para cumprir regulações obrigatórias, levando em conta o cadastro e a utilização de nossos serviços”, afirmou.
O Nubank continuou: “Após uma análise mais detalhada, optamos pelo cancelamento definitivo de todos os seus produtos. Este processo é irreversível”, finalizou a empresa.
QUAIS SÃO OS MAIORES BANCOS DO BRASIL EM 2023?
De acordo com o Valor Econômico, os maiores bancos são Caixa (150,4 milhões), Bradesco (104,5 milhões), Itaú (99,9 milhões), Nubank (77,7 milhões), Banco do Brasil (74,6 milhões) e Santander (64,4 milhões).