ACABOU-SE O QUE ERA DOCE!
Tchau ao Assaí e engolida pela Nestlé sem dó: Declínio e fim de marca n°1 de sorvetes fazem RJ e SP chorarem
22/04/2025 às 6h00

A trajetória de sucesso e o desaparecimento de uma marca icônica de sorvetes, a qual fez parte da vida de milhares de brasileiros, principalmente no RJ e SP
Quem viveu a década de 80 e 90, ainda mais moradores do Rio de Janeiro e São Paulo, com certeza se lembra com muito carinho de uma marca de sorvetes, a qual conquistou o coração de milhares de consumidores com seus sabores inovadores e formatos criativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da gigantesca Yopa, a qual estava presente nas principais geladeiras do mercado. Incluindo as redes de supermercados como o Assaí.
Em suma, ao longo dos anos, a marca tornou-se sinônimo de verão e alegria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, após ser engolida pela Nestlé, a Yopa passou por mudanças estratégicas que culminaram em seu desaparecimento das prateleiras, marcando o fim de uma era no mercado de sorvetes.
Sendo assim, a partir de informações dos portais Wiki, Época e Nerd Show, do Youtube, a equipe especializada em curiosidades gerais do TV Foco separou a história dessa saudosa marca, cujo fim acabou fazendo SP e RJ chorarem.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência, intervenção do Banco Central e venda ao Bradesco: Fim de banco n°1 no RJ após 48 anos

Adeus no Shopping RioSul: O fechamento de loja em gigante do RJ por motivo escandaloso

R$665M: O fim de banco nº1 de Goiânia, GO, após ser vendido ao Itaú por fortuna
Origens e ascensão: o nascimento de um ícone
A história dessa marca começou ainda na Alemanha no ano de 1933, quando Josef Pankofer criou o sorvete Jopa, um dos primeiros alimentos congelados produzidos industrialmente.
- Em 1972, a marca chegou ao Brasil, adaptando seu nome para Yopa para manter a pronúncia original.
- Com produtos licenciados da Disney, como o sorvete do Mickey, e formatos inovadores como o jatinho e o cone, a Yopa rapidamente se tornou popular entre os consumidores brasileiros.

Aquisição pela Nestlé:
No entanto, em 1969, a Nestlé assumiu o controle da Jopa, fazendo com que ela conseguisse expandir a sua presença em mercados como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Espanha;
- Suíça;
- França;
- Chile;
- México.
No Brasil, a Nestlé adaptou suas marcas de chocolate em sorvetes, lançando produtos como:
- Galak;
- Prestígio;
- Chokito;
- Lollo;
- Leite Moça;
- Brigadeiro.

Assim, a produção e distribuição foram inicialmente focadas na região Centro-Sul, expandindo-se massivamente para o Sudeste, com operações no Rio de Janeiro e São Paulo.
Fusão estratégica: criação da Insol:
Na década de 1990, a Nestlé firmou uma joint-venture com a Gessy Lever, criando a empresa Insol, que combinava as operações das marcas Yopa e Gelato no Brasil.
Essa parceria resultou no lançamento de produtos icônicos como o picolé Comics, com a imagem do Mickey, e o Sem Parar.
A fusão durou até meados de 1993, o que serviu para fortalecer ainda mais a presença da Nestlé no mercado de sorvetes.
Um adeus definitivo:
Já em 1997, a Unilever adquiriu a Kibon, consolidando sua liderança no mercado brasileiro de sorvetes.
Diante dessa fusão das rivais e a crescente preferência dos consumidores pelos produtos da própria Nestlé, a mesma decidiu extinguir a marca Yopa, substituindo-a por sua identidade corporativa.
O que, conforme mencionado acima, marcou o desaparecimento da Yopa das geladeiras dos principais supermercados do país.

Aliás, vale destacar que até hoje os Sorvetes Nestlé ainda são comercializados, com novas linhas, sabores, formatos e misturas…
Ao procurar declarações da marca sobre essa extinção, as mesmas não foram encontradas, no entanto, o espaço segue em aberto.
Quem lidera o mercado de sorvetes no Brasil atualmente?
De acordo com a Economics Brasil, atualmente, a própria Nestlé lidera o mercado de sorvetes no Brasil, com a sua marca de potes sendo a mais vendida.
Apesar de marcas como Kibon e Haagen-Dazs também terem forte presença, a Nestlé continua a dominar o mercado com diversas linhas de produtos.

Vale destacar que os produtos à base de açaí, de diversas marcas, também são importantes players no mercado, com mais de 55% da indústria de sorvetes.
Conclusão:
A trajetória da Yopa exemplifica como mudanças estratégicas e aquisições podem impactar a presença de marcas no mercado.
Apesar de seu desaparecimento, a marca deixou um legado de inovação e criatividade que influenciou o setor de sorvetes no Brasil.
Atualmente, a Nestlé continua a moldar o mercado, trazendo novas experiências para os consumidores. Mas, para saber sobre outras histórias envolvendo a Nestlé e outras marcas, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.