URGENTE!

Fim do Aviso-Prévio, férias e mais: Lei trabalhista confirma 1 atitude que dá justa causa IMEDIATA

25/03/2025 às 11h40

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Aviso Prévio / Férias / Carteira de Trabalho - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre uma única atitude que pode acabar levando a demissão por justa causa e perca dos direitos com a lei trabalhista

Nesta terça-feira (25), vocês irão entender tudo sobre uma lei trabalhista que sempre acaba dando muito o que falar. Em síntese, essas leis acabam agindo como limitadores. Ou seja, são um conjunto de regras e normas que definem os direitos e deveres de trabalhadores e empregados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o objetivo da lei trabalhista é criar relações de trabalho justas, seguras e equilibradas. Além disso, garante que o trabalhador tenha bem-estar e qualidade de vida e que a sociedade como um todo progrida.

Contudo, hoje falaremos sobre a demissão por justa causa, que, como é de conhecimento de todos, acaba fazendo com o que trabalhador perca muito dos seus direitos, como, por exemplo, o fim do Aviso-Prévio, as férias e mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, em síntese, o funcionário demitido por justa causa não recebe aviso prévio, férias proporcionais, 13º proporcional, saque de FGTS e seguro-desemprego. Ele tem direito apenas ao saldo de salário, 13º integral e férias vencidas, se houver.

Assim, em síntese, a demissão por justa causa se trata de uma forma de rescisão contratual que permite ao empregador dispensar o empregado por motivo grave. Um dos motivos que pode acabar levando a justa causa, se trata da entrega de um atestado médico falso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEI TRABALHISTA – Montagem: TVFOCO

ATESTADO MÉDICO FALSO

De acordo com informações do portal PONTOTEL, caso acabe sendo provado a utilização de um atestado médico falso, o profissional que agiu de má-fé pode ser dispensado por meio de uma demissão por justa causa e assim, acabar perdendo todos os seus benefícios.

A entrega de um atestado médico falso pode resultar em:

  • Advertência;
  • Suspensão;
  • Demissão por justa causa;
  • Demissão sem justa causa.

Confira o que diz a lei, sobre a entrega de atestado médico falso:

“Regulações a respeito do atestado médico não competem à CLT e tampouco à empresa, mas ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e, especialmente, por meio da Resolução CFM n.º 1.658/2002. Ou seja: o órgão é quem tem a responsabilidade de regular e assegurar soluções para conter os casos de fraudes;

Consta no Art. 6º da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949 a garantia de falta remunerada aos funcionários, uma vez que eles apresentem um atestado médico”, diz.

CONCLUSÃO

Portanto, o fato de tomar essa atitude, de entregar um atestado falso na empresa que você trabalha, pode acabar levando você a ser demitido por justa causa e acabar perdendo todos os seus direitos.

Leis Trabalhistas – Foto: Internet

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS LEIS TRABALHISTAS?


Confira abaixo as 7 principais leis trabalhistas:

  • Vale Transporte.
  • Vale Alimentação.
  • Licença Maternidade.
  • Férias remuneradas.
  • Demissão por Justa Causa.
  • Mais uma hora.
  • Aviso prévio.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

lei trabalhista

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.