Banco Central faz comunicado e confirma novo serviço e substituto do cartão de crédito chega após anos para os brasileiros
O Banco Central é a autarquia que gere o sistema financeiro brasileiro. O órgão é de extrema importância e fez um comunicado que impacta diretamente os cidadãos que usam cartão de crédito.
De acordo com o portal ‘Finsiders Brasil’, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Ribeiro Damaso, fez um comunicado anunciado um substituto revolucionário ao cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o órgão, em conjunto ao Open Finance, lançará um novo serviço em fevereiro de 2025. Trata-se do Pix por aproximação, que com certeza fará o cartão de crédito cair em desuso.
Veja o que o Banco Central disse sobre o substituto do cartão
Na última quarta-feira (25), durante painel no Mercado Livre Experience 2024, o diretor de Regulação do Banco Central falou com detalhes sobre o novo serviço que substituirá o cartão.
“Hoje, quando você vai num comércio, basta aproximar o cartão para fazer pagamentos rápidos e totalmente seguros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de fevereiro de 2025, as instituições financeiras e de pagamento vão ter que oferecer o Pix por aproximação, que será revolucionário”, afirmou Otávio.
Mais novidades
Além da chegada do Pix por aproximação para tomar o lugar do cartão de crédito, a jornada sem redirecionamento (JSR) no Open Finance também deve chegar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
● Apps do Itaú, Nubank e mais com dias contados: Comunicado do Banco Central traz substituto a 212M brasileiros
O serviço visa eliminar a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira, para realizar pagamentos online no e-commerce.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, possibilitando que o processo de pagamento seja todo finalizando no ambiente de onde se inicia o pagamento por meio de biometria.
“E tudo isso será feito por meio de um processo fluído, totalmente seguro e conveniente para o cliente”, disse o diretor de Regulação do Banco Central.
Grandes inovações
Na visão de Otávio, o Pix é uma verdadeira base para uma série de inovações que as instituições financeiras vêm desenvolvendo.
“Ele é a infraestrutura para muitos casos de inovação que vêm das próprias instituições, que identificam as necessidades dos seus clientes”, observou Otávio.
Além disso, as instituições também estão disponibilizando cada vez mais produtos e serviços para os usuários que compartilham dados pelo Open Finance.
“É a consolidação da vida financeira num só app, ou ainda um crédito mais barato porque a instituição consegue ver a vida financeira do cliente de maneira sistêmica”, exemplificou.
“Apostamos que isso é transformador no sistema financeiro. Daqui a alguns anos, então, vamos olhar para trás e se perguntar como existia um sistema financeiro sem o Open Finance.”
Considerações finais
Uma notícia e tanto atingiu o Brasil essa semana com a confirmação da chegada do Pix por aproximação. Nova modalidade de pagamento que, ao longo do tempo, som sombra de dúvidas, tomará o lugar do cartão de crédito. Visto a facilidade e praticidade do uso da nova ferramenta do Banco Central.
Como saber se tem dinheiro no Banco Central?
Muitas vezes as pessoas contam com dinheiro esquecido nas instituições financeiras e não sabem como consultar isso ou como sacá-lo.
Para isso, basta acessar o site com sua conta Gov.br, mas precisa ter nível prata ou ouro no caso de pessoa física, e assim descobrirá se tem dinheiro no Banco Central.