Tchau, cartão de crédito e débito: Banco Central confirma 2 queridinhos desbancados por nº1 no Brasil

Banco Central confirma método de pagamento que lidera preferência de transação no Brasil, deixando cartões de crédito e débito para trás.
3 min de leitura
Cartão de crédito e débito são passados para trás por método de pagamento e informação é confirmada pelo Banco Central (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Cartão de crédito e débito são passados para trás por método de pagamento e informação é confirmada pelo Banco Central (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Banco Central confirma método de pagamento que lidera preferência de transação no Brasil, deixando cartões de crédito e débito para trás

Apesar da relevância consolidada dos cartões de débito e crédito no dia a dia financeiro dos brasileiros, a preferência popular migrou com força para uma modalidade de pagamento nº 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do PIX, o meio de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central, o qual desbancou as opções tradicionais e, em apenas quatro anos de operação, se tornou o método mais utilizado no país.

Inclusive, esse dado foi confirmado pelo Banco Central através do portal oficial da autarquia. Sendo assim, a partir dessas informações, o TV Foco elenca abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa relevância e as últimas novidades envolvendo o método.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central decretou o encerramento de grande banco de Curitiba (Foto: Divulgação)
Banco Central (Foto Reprodução/Internet)

Dados não mentem:

O PIX se tornou o pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 4 anos de existência (Foto: Reprodução / Internet)

Os destaques da pesquisa:

Em suma, a pesquisa revelou que o Pix é amplamente usado em todas as regiões do Brasil.

Gênero:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faixa etária:

Renda:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base nesses dados, o Banco Central conseguiu sinalizar uma mudança estrutural no comportamento de consumo:

“A agenda de digitalização, com o Pix, está a todo vapor. A tendência é de crescimento contínuo, especialmente com o Pix Automático e o Pix por aproximação” – Declarou Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da popularidade, o estudo apontou que os brasileiros enxergam o Pix como o meio mais vantajoso em critérios como segurança, facilidade de uso, controle de gastos e aceitação nos estabelecimentos.

Cartão de crédito também desbancado:

Apesar de o cartão de crédito ainda ter uma relevância considerável, ainda mais em parcelamento, de acordo com a Forbes, o Pix deve responder por 44% do mercado de pagamentos online do Brasil até o fim de 2025.

Enquanto os cartões de crédito teriam uma fatia de apenas 41%.

Quais são as últimas novidades do Pix?

Veja abaixo as principais novidades do PIX neste ano de 2025:

Pix automático tem previsão para chegar em junho de 2025 (Foto: Reprodução/ Internet)

Conclusão:

Em suma, o Pix alterou profundamente a dinâmica dos pagamentos no Brasil, conquistando a confiança da maioria da população em tempo recorde.

Os dados comprovam que a praticidade venceu a tradição dos cartões e do dinheiro vivo.

Com novos recursos a caminho, o Pix não apenas se consolidou, como deve expandir ainda mais sua liderança nos próximos anos.

O futuro do dinheiro, ao que tudo indica, já chegou — e ele é instantâneo. Mas, para saber mais novidades sobre o Banco Central, clique aqui*.

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile