Surpreendente!
Tchau, cartórios: Comunicado do Detran chega como vitória a motoristas e traz substituto histórico
15/08/2024 às 14h51
Detran chega com novo serviço digital e motoristas podem descartar os cartórios para solicitação
Milhões de motoristas ganham substituto histórico após comunicado oficial do Detran em março desse ano e os tão famosos cartórios são dispensados com um novo serviço digital, fácil e muito mais simples.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o próprio portal do Detran, o departamento deu início ao serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o estado paulista, tornando o processo mais dinâmico e seguro.
O processo, 100% automatizado, é inédito no país, e São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, será válido para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro, nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual.
Sempre com o intuito de facilitar a vida do cidadão paulista, o Governo do Estado tem traçado estratégias engajando todos os órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A missão que recebemos do Governo de SP na SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital) segue este posicionamento: combater a burocracia, melhorar a administração pública e realizar a transformação digital do Estado. Tudo para melhorar a vida do cidadão de São Paulo. A Transferência de Veículo Digital (TDV) é parte desta caminhada”, afirmou o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
Contudo, a transferência digital de veículos passa a acontecer em um prazo de cerca de cinco minutos no novo formato. Para isso, basta apenas realizar previamente a inspeção do veículo numa empresa credenciada de vistoria (ECV) – como também acontece no processo tradicional.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, 29/11 vai esvaziar contas dos Brasileiros: Veja como passar essa data sem estragos
● Uber emite comunicado severo e crava mudança importante aos motoristas em 2024: “Será liberada”
● Saque de mais de R$ 750: Grande VITÓRIA do Bolsa Família é confirmada nesta quinta-feira (14)
Antes da digitalização do serviço, o prazo para a conclusão do processo era de três a dez dias úteis, incluindo a análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.
O novo formato também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade.
Além disso, no próprio ambiente do aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo.
A segurança está garantida a vendedor e comprador por conta da conferência online de eventuais pendências em relação ao veículo, durante a transação eletrônica.
Quantas multas gravíssimas perde a carteira?
Ao cometer duas infrações gravíssimas, o limite cai para 20. Desta forma, há duas formas de chegar à penalidade de suspensão do direito de dirigir: quando atingir o limite de pontos, em um ano, e por transgressão, às normas estabelecidas no CTB, das infrações que preveem a penalidade de suspensão direta.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.