O âncora Severiano confirma novo substituto dos cartórios comuns em SP1 e novo serviço online chega para facilitar a vida de milhões de cidadãos brasileiros
Os cartórios são essenciais para todos brasileiros que precisam registrar um documento ou atualizar algum cadastro no país, no entanto, segundo informações dadas pelo âncora Severiano durante o SP1, um novo serviço chegou para facilitar o processo de trabalhadores, motoristas e cidadãos de todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você sabia que pode fazer muitos serviços de cartório sem sair de casa? É isso mesmo, dependendo do documento que precisa emitir ou registrar, você não tem que ir até um cartório encara aquela fila ou aquela espera toda”, informou o jornalista durante o telejornal que foi ao ar no último dia 9 de setembro.
“Há quatros anos atrás, o colégio Notorial do Brasil lançou a plataforma E-Notoriado, um cartório digital e a procura de serviços online disparou de lá pra cá”, complementou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o telejornal, a plataforma criada em 2020 para atender a população de forma remota, oferece pela internet a realização de atos como divórcios, escrituras de imóveis, testamentos e até declarações de doação de órgãos.
Somente em 2024, 16,6 mil procedimentos desse tipo foram solicitados por moradores da Região Metropolitana de Campinas (SP), segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (SP). No último ano, o indicador já havia registrado alta de 81,7% em relação ao anterior e continua avançando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No cartório digital é possível realizar realizar atos como, por exemplo: contrato de compra e venda de imóveis e veículos; divórcio; união estável; autorização de viagem para menores; autenticação de documentos; autorização eletrônica de doação de órgãos, tecido e partes do corpo; certidão de existência de testamento.
Além disso, o pagamento dos serviços também é realizado de forma totalmente digital por meio de PIX, cartão de débito ou de crédito. Os valores praticados são os mesmos dos cartórios físicos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos que tem R$10 mil na poupança: Serasa crava decreto do Banco Central e o que acontecerá com saldo
● Descanse em paz, Chevrolet: Fim de 3 carros populares de gigante das montadoras faz donos chorarem
● Adeus R$ 1.412: Ana Paula paralisa o BDBR com nova lei do INSS e 2 passos pra não ter benefício bloqueado
Desse modo, o usuário que deseja realizar os serviços dos Cartórios de Notas pela plataforma digital deve emitir um certificado digital notarizado, o que é feito gratuitamente pela plataforma nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Colégio Notarial do Brasil explica que isso é necessário pois esse é o procedimento pelo qual “o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado para assinar seus documentos online”. Ele terá validade de três anos.
“A partir daí ele pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente seus documentos, inclusive por meio de seu aparelho celular”, explica o CNB.
Para os casos de reconhecimento de firmas, é preciso acessar a plataforma www.enotassina.com.br, “enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final”, destaca o CNB.
Como fazer o cadastro no E-Notariado?
Caso a pessoa ainda não esteja cadastrada no e-notariado, clique em Cadastrar pessoa. Preencha o cadastro, informando os dados biográficos, colete uma foto e as digitais, além de anexar os documentos pessoais, anexar o cartão de firma do cartório. Ao preencher o telefone da pessoa, informe sempre o DDD da região antes.