Brasileiros podem solicitar alguns documentos pela internet, sem a necessidade de ir até um cartório
Os cartórios possuem a custódia de documentos, como escrituras de testamentos, partilhas, divórcios, contrato de compra e venda, doações, união estável, hipotecas, certidão de nascimento e mais.
Desse modo, é comum que o cidadão precise se locomover até o cartório mais próximo para resolver alguma pendência, reconhecer firma, pedir a segunda via de um documento e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, poucos cidadãos sabem que existe um substituto do local, que pode salvar aqueles que precisem emitir a segunda via de um documento.
Mas, afinal, qual é o substituto?
Estamos falando do Registro Civil. O portal, do Governo Federal, garante a emissão da segunda via de alguns documentos, que são retirados nos cartórios físicos.
No dia 14 de novembro, o influenciador Francisco Barroso Ribeiro publicou um vídeo com o passo a passo para obter a segunda via de alguns documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Registro Civil
“Os donos de cartórios não querem que você saiba disso. Com quantos anos você descobriu que não precisa dos cartórios para tirar as principais certidões?”, inicia Francisco no vídeo.
Em seguida, o influenciador entra no portal Registro Civil para mostrar o passo a passo para retirar o documento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você vai usar o seu computador. No Google, você vai digitar ‘Registro Civil’, agora clica no primeiro link. Você vai poder solicitar certidão de nascimento, casamento e de óbito”, afirmou o famoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o cidadão poderá pegar o documento digital ou até imprimi-lo em casa, sem a necessidade de ir em um cartório físico.
Mas, lembre-se, o site deve ser o oficial: https://registrocivil.org.br/.
Substituto de cartório
O Registro Civil é o canal oficial da ARPEN Brasil destinado ao cidadão para solicitar segunda via de certidões, entre outros serviços.
O portal irá disponibilizar a certidão digital, quue é um arquivo em formato PDF, assinado digitalmente com o certificado digital do cartório.
É uma imagem fiel da certidão em papel e com a mesma validade legal, porém, não pode ser utilizada na forma impressa em um papel comum A4.
Além disso, o valor das certidões e emolumentos é tabelado de acordo com a Corregedoria Estadual.
Como solicitar a segunda vida da certidão de nascimento?
Por fim, para solicitar a segunda via de certidões através do Registro Civil, o cidadão deverá realizar passos simples. Veja:
- Primeiramente, entre no portal Registro Civil;
- Em seguida, escolha a segunda via do documento;
- Faça login com a conta GOV ou idRC;
- Preencha os dados;
- Escolha o tipo de entrega (imprensa ou eletrônica);
- Por fim, pague a taxa e pronto.
Considerações finais
Em suma, cidadãos que precisem tirar a segunda via de certidões, como de nascimento, casamento ou óbito, podem utilizar o perfil Registro Civil ao invés de ir até um cartório presencialmente.
Veja mais notícias envolvendo cartórios clicando aqui.