Saiba quais são os 11 carros da Chevrolet, Renault e Citroën que estão se despedindo em 2024 deixando milhares de motoristas inconsoláveis
Quando falamos em mercado automobilístico, a frase “saiu de linha” é uma das mais faladas no setor. Até porque, conforme os anos vão avançando, é natural que muitos veículos fiquem defasados e se despeçam das suas montadoras, bem como dos motoristas entusiastas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra situação comum é quando a montadora opta em colocar fim nas produções por questões financeiras, ou seja, quando peças e meios de montagem acaba ficando inviável.
Inclusive, segundo o portal UOL carros, por todas essas circunstâncias mercadológicas ou novos lançamentos, é bem possível que 2024 seja o último ano de alguns modelos renomados de montadoras como Chevrolet, Renault e Citroën; Veja abaixo os 11 modelos que estão em ritmo de despedida:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Renault Stepway
Conforme exposto pelo portal, o Renault Stepway é um dos carros que estão se despedindo em 2024.
Isso porque a marca francesa vai focar no novo SUV Kardian, que será produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Vale mencionar que ele representa o último remanescente da atual geração do Sandero no Brasil e é muito querido por motoristas de aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua descontinuação se alinha também com a nova estratégia da Renault de focar em modelos concebidos internamente em vez de subsidiárias como a Dacia, que deu origem não apenas ao Sandero, mas também ao Logan e ao Duster.
Atualmente, o Stepway está disponível apenas com o motor 1.0 na linha 2024, com desempenho de 82cv.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2,3- Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
O Chevrolet Cruze bem como o Cruze Sport6 já foram descontinuados na Argentina, o que marca o fim na produção de sedans e hatches médios na América do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, ambos tem grandes chances de serem lembrados como “heróis da resistência”, especialmente o Cruze Sport6, que é o último hatch médio de uma marca generalista fabricado no Brasil. O veículo foi um dos modelos mais bem-sucedidos da montadora não só no Brasil, mas em muitos outros mercados.
4- Chevrolet Camaro
Outro carro icônico que até já foi tema de música sertaneja é o Camaro. Agora em 2024, esse queridinho também está se despedindo, porém de uma forma bem diferente.
Isso porque seu adeus está sendo feito em grande estilo no lançamento da linha Collection, limitada a 125 unidades, que passou a ser entregue neste ano. O Camaro Collection tem uma pintura exclusiva, com faixas brancas no capô e na traseira.
O modelo também apresenta o melhor motor V8 já produzido pela Chevrolet, com 461 cv de potência. Após o fim da última coleção, a GM aposentará o esportivo em definitivo. Afinal, está em preparação para lançar o crossover esportivo e elétrico Blazer.
5, 6- Chevrolet Bolt e Bolt EUV
O Chevrolet Bolt e o Bolt EUV, que apesar de acompanhar as novas tecnologias, por ser elétrico, também se despede em 2024.
A produção dos modelos pela GM foi encerrada nos Estados Unidos no fim de 2023, e os estoques tinham previsão para durar até o primeiro semestre de 2024. O Bolt é um hatch compacto elétrico, enquanto o Bolt EUV é um SUV elétrico derivado dele.
Os modelos têm um design simpático, com faróis redondos e lanternas horizontais, além de bom desempenho. O EUV, por exemplo, tem 203 cv de potência e uma bateria de 65 kWh, que permite rodar até 416 km com uma carga.
7,8- Toyota Yaris e Yaris Sedan
Também temos em nossa lista o queridinho Yaris e Yaris Sedan da Toyota. Segundo informações dos principais sites especializados, a despedida desses compactos ocorrerá com a chegada do SUV Yaris Cross, programada para iniciar a produção em série no último trimestre de 2024.
Isso implica que a saída da dupla de compactos do mercado brasileiro provavelmente ocorrerá de forma definitiva no início de 2025. Diante da indefinição, esses modelos são considerados os que estão apenas no “paredão” dos automobilísticos, podendo ser eliminados ou não.
Embora o Toyota Yaris tenha desempenho razoável em vendas, sua continuidade no Brasil parece limitada, especialmente na versão hatch.
A nova geração, confirmada apenas para o modelo sedã e importada da Tailândia, juntamente com a introdução do Yaris Cross híbrido-flex em Sorocaba/SP, indicam uma mudança na estratégia da marca.
9-Citroën C4 Cactus:
O modelo que iniciou no mercado ainda antes da formação da Stellantis, deve ter sua produção encerrada na fábrica de Porto Real (RJ). Seu lugar deve ser ocupado pelo novo SUV Basalt, que tem como base o C3 Aircross.
10- Renault Logan
Em razão da chegada do Renault Kardian ao mercado no Brasil, a marca francesa deverá aos poucos reduzir a produção de seu sedã compacto. O modelo foi lançado em duas versões, a Life e Zen.
11- Hyundai Creta Action
Por fim, temos a primeira geração do SUV da Hyundai, ela continuou a ser fabricada em versão única mesmo quando a segunda geração chegou, no ano de 2021. Agora, no fim de 2024, espera-se que o Creta Action tenha suas vendas encerradas.
Considerações finais:
Como mencionamos ao longo do texto, esse movimento é cíclico e comum entre a maioria das montadoras. A medida que a tecnologia avança, essa reciclagem ou eliminação de certos modelos se faz necessária, ainda mais para acompanhar os anseios e expectativas dos clientes.
Qual carro é campeão de vendas em 2024?
De acordo com a Motul, neste ano de 2024, o Polo da Volkswagen largou em vantagem e terminou o primeiro semestre na liderança, seguido pela Fiat Strada, que no último ano foi a campeã de vendas. Fecha o pódio o GM Onix, que outrora foi o modelo mais comercializado do país.