GARANTO O SEU
Tchau CNH: 5 veículos para dirigir sem carteira de habilitação no Brasil
17/09/2024 às 15h00
Conheça agora quais são os 5 veículos que não exigem o uso obrigatório da CNH no Brasil
A saber, a CNH, em suma, se trata da Carteira Nacional de Habilitação, ou simplesmente “carteira de motorista”. É ele quem habilita motoristas a dirigir veículos automotivos, sendo um documento obrigatório para motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, muita gente ainda não sabe, mas a carteira de habilitação pode ser utilizada como documento de identificação para concursos públicos, viagens, registros de veículos e até mesmo eventos em que é necessário comprovar sua idade.
Diante disso, a atualização da Carteira Nacional de Habilitação é um processo importante para os motoristas, pois garante a manutenção do direito de dirigir um veículo, seja para uso particular ou de trabalho. Mas, vocês sabiam que existem alguns veículos que podem ser dirigidos sem o uso do documento? Pois bem, é isto que vocês irão entender agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal News Motor, as pessoas que não querem enfrentar o processo para obter uma CNH podem apostar em alguns modelos de duas.
Acontece que alguns veículos motorizados não exigem que o motorista tenha carteira, porque possuem cilindrada reduzida e/ou atingem velocidades muito baixas. As melhores opções para a mobilidade no dia a dia são as bikes elétricas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antes de mais nada, é muito importante deixar claro sobre as recomendações sobre o uso da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), documento específico para a condução de veículos de duas ou três rodas com motores de até 50 cm³ e velocidade máxima de 50 km/h.
Até porque, mesmo que o processo para tirar a ACC seja menos exigente do que as etapas para a CNH na categoria A, especialmente em termos de exames, ainda é necessário realizar uma preparação para conseguir a autorização.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● É lei: Novo RG dá fim em 5 documentos e calendário com emissão é exigida com prazo final
● Nubank quebra sigilo e revela como aumentar o limite do cartão de crédito em 5 passos infalíveis
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
Contudo, se você deseja ter um meio de transporte, mas não quer fazer uso da CNH, as bicicletas elétricas são a melhor escolha para o condutor que quer fugir de tirar a habilitação para pilotar um veículo. A seguir, vocês irão conhecer cinco modelos interessantes que podem satisfazer suas necessidades.
Zero Luna
A Zero Luna está entre os melhores modelos vendidos no país. Atende as resoluções dos órgãos reguladores, como a Resolução 465/2013 do CONTRAN, assim é classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto.
Ainda assim permite uma excelente experiência, principalmente para trajetos curtos. É equipada com motor de 350W e a bateria de chumbo-ácido de 48V 12Ah, o que permite uma autonomia de até 40 km e tempo de recarga de 6 a 8 horas.
Caloi Mobylete elétrica
A Caloi Mobylette voltou ao mercado. Mais moderna, agora a “motinha” que marcou a adolescência de muitos brasileiros vem com motor de 350W e bateria (bivolt) de íon-lítio, 36 V e 10.4 Ah. Tudo isso em uma carenagem simples, de 29,7 kg.
Apesar dos pedais para auxiliar na potência, o modelo não passa dos 25 km/h, características do segmento. Vale ressaltar que a nova Mobylete não pode trafegar em ciclovias e seu uso deve estar condicionado ao uso de capacete, mesmo que não exija a CNH.
Tailg Dyfly
A Tailg Dyfly é classificada como uma bicicleta elétrica, mas possui um estilo mais sofisticado, semelhante a uma pequena scooter. Com design inspirado na antiga Honda Dream, o modelo também conta com motor de 350W, mas a bateria é um pouco mais incrementada (48v 12ah de chumbo ácido), o que garante autonomia média de até 45 km.
Loop K1
O Loop K1 talvez seja o modelo com design mais curioso da lista. Apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. É um modelo dobrável e cabe em qualquer cantinho.
Tailg Júnior
A Tail Júnior chegou ao país com a proposta de ser uma alternativa para o meio urbano. Essa scooter elétrica possui diferentes tipos de motorização. O modelo que pode ser pilotado sem CNH possui motor 350-450 W, com bateria: 48v12ah, que permite uma velocidade máxima de 37 km/h. O tempo de carga varia entre 4 e 8 horas.
Quais os requisitos para emitir a CNH?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
- Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas. Além de ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: