Conheça agora quais são os 5 veículos que não exigem o uso obrigatório da CNH no Brasil
A saber, a CNH, em suma, se trata da Carteira Nacional de Habilitação, ou simplesmente “carteira de motorista”. É ele quem habilita motoristas a dirigir veículos automotivos, sendo um documento obrigatório para motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, muita gente ainda não sabe, mas a carteira de habilitação pode ser utilizada como documento de identificação para concursos públicos, viagens, registros de veículos e até mesmo eventos em que é necessário comprovar sua idade.
Diante disso, a atualização da Carteira Nacional de Habilitação é um processo importante para os motoristas, pois garante a manutenção do direito de dirigir um veículo, seja para uso particular ou de trabalho. Mas, vocês sabiam que existem alguns veículos que podem ser dirigidos sem o uso do documento? Pois bem, é isto que vocês irão entender agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal News Motor, as pessoas que não querem enfrentar o processo para obter uma CNH podem apostar em alguns modelos de duas.
Acontece que alguns veículos motorizados não exigem que o motorista tenha carteira, porque possuem cilindrada reduzida e/ou atingem velocidades muito baixas. As melhores opções para a mobilidade no dia a dia são as bikes elétricas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antes de mais nada, é muito importante deixar claro sobre as recomendações sobre o uso da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), documento específico para a condução de veículos de duas ou três rodas com motores de até 50 cm³ e velocidade máxima de 50 km/h.
Até porque, mesmo que o processo para tirar a ACC seja menos exigente do que as etapas para a CNH na categoria A, especialmente em termos de exames, ainda é necessário realizar uma preparação para conseguir a autorização.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, se você deseja ter um meio de transporte, mas não quer fazer uso da CNH, as bicicletas elétricas são a melhor escolha para o condutor que quer fugir de tirar a habilitação para pilotar um veículo. A seguir, vocês irão conhecer cinco modelos interessantes que podem satisfazer suas necessidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zero Luna
A Zero Luna está entre os melhores modelos vendidos no país. Atende as resoluções dos órgãos reguladores, como a Resolução 465/2013 do CONTRAN, assim é classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto.
Ainda assim permite uma excelente experiência, principalmente para trajetos curtos. É equipada com motor de 350W e a bateria de chumbo-ácido de 48V 12Ah, o que permite uma autonomia de até 40 km e tempo de recarga de 6 a 8 horas.
Caloi Mobylete elétrica
A Caloi Mobylette voltou ao mercado. Mais moderna, agora a “motinha” que marcou a adolescência de muitos brasileiros vem com motor de 350W e bateria (bivolt) de íon-lítio, 36 V e 10.4 Ah. Tudo isso em uma carenagem simples, de 29,7 kg.
Apesar dos pedais para auxiliar na potência, o modelo não passa dos 25 km/h, características do segmento. Vale ressaltar que a nova Mobylete não pode trafegar em ciclovias e seu uso deve estar condicionado ao uso de capacete, mesmo que não exija a CNH.
Tailg Dyfly
A Tailg Dyfly é classificada como uma bicicleta elétrica, mas possui um estilo mais sofisticado, semelhante a uma pequena scooter. Com design inspirado na antiga Honda Dream, o modelo também conta com motor de 350W, mas a bateria é um pouco mais incrementada (48v 12ah de chumbo ácido), o que garante autonomia média de até 45 km.
Loop K1
O Loop K1 talvez seja o modelo com design mais curioso da lista. Apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. É um modelo dobrável e cabe em qualquer cantinho.
Tailg Júnior
A Tail Júnior chegou ao país com a proposta de ser uma alternativa para o meio urbano. Essa scooter elétrica possui diferentes tipos de motorização. O modelo que pode ser pilotado sem CNH possui motor 350-450 W, com bateria: 48v12ah, que permite uma velocidade máxima de 37 km/h. O tempo de carga varia entre 4 e 8 horas.
Quais os requisitos para emitir a CNH?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
- Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas. Além de ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.