Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

Aniquilados

Tchau Fiat, Volks, Toyota e mais: Nova lei de trânsito chega por Eduardo Paes para aniquilar carros no RJ

10/09/2024 às 20h04

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Fiat, Volks, Toyota e Eduardo Paes (Reprodução - Internet)

Ideia do atual prefeito do Rio de Janeiro chega para dar fim de vez aos carros na cidade maravilhosa

Uma nova lei sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes no Rio de Janeiro coloca Fiat, Volks, Toyota e outras montadoras com sinal de alerta com a possível aniquilação dos carros na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, em busca de reduzir o trânsito, incentivar ao uso saudável de meios de transporte que reduzam a poluição, Eduardo Paes, de acordo com informações do Diário do Rio, sancionou uma lei em agosto desse ano a lei que regulamenta a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade. A nova medida permite o uso de bicicletas elétricas com pedal assistido, desde que respeitem os limites de potência e velocidade estabelecidos e estejam equipadas com os dispositivos de segurança exigidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei, proposta pelo vereador Dr. Gilberto (SDD), proíbe a circulação de motonetas, motocicletas e triciclos nas ciclovias, mas autoriza o uso de bicicletas elétricas que utilizam motores de pedal assistido. Essas bicicletas devem ter uma velocidade máxima de 25 km/h, potência nominal máxima de 350 W e devem estar equipadas com sinalização noturna, campainha ou buzina, e pneus adequados. O descumprimento das regras acarretará uma multa de R$ 1 mil, que será dobrada em caso de reincidência.

O projeto de lei havia sido aprovado pela Câmara Municipal do Rio em junho deste ano. Dr. Gilberto destacou que a nova legislação foi elaborada após o veto de Eduardo Paes a um projeto anterior, mais restritivo, aprovado em 2023, que proibia qualquer tipo de bicicleta elétrica nas ciclovias.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL É A TAXA DE VEÍCULOS DO RIO DE JANEIRO?

A frota de veículos no Rio de Janeiro é de cerca de 8 milhões de unidades. Em 2022, a taxa de motorização do município foi de aproximadamente 380 veículos por mil habitantes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não há dados sobre quantas pessoas andam de bicicleta no Rio de Janeiro, mas aqui estão algumas informações sobre o uso da bicicleta na cidade: 

  • O Rio de Janeiro é uma das capitais brasileiras que mais investe em infraestrutura para ciclistas.  
  • Em 2023, o Rio de Janeiro tinha 487 km de ciclovias e ciclofaixas.  
  • Alguns dos melhores lugares para andar de bicicleta no Rio de Janeiro são: Ciclovia da Praia de Copacabana, Ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, Ciclovia da Praia do Leblon, Aterro do Flamengo, Estrada do Joá, Trilha da Vista Chinesa, Parque Nacional da Tijuca e Praia do Recreio e Grumari.  
  • O ITDP Brasil atua há 13 anos na cidade para fortalecer o uso da bicicleta e contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável.  
  • O Rio de Janeiro participa da campanha Cidades Pedaláveis, que tem como objetivo que 25 milhões de pessoas vivam perto de infraestrutura cicloviária segura até 2025.  

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

lei

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.