Único ingrediente pode ajudar idosas 60+ a desinflamar o corpo e dar adeus ao problema de gordura do fígado; Saiba qual e como preparar a receita ainda hoje
O nosso fígado é um dos órgãos mais vitais do nosso organismo. Até porque, ele é o responsável por processar nutrientes, metabolizar medicamentos e eliminar toxinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o fígado é sobrecarregado com gordura, pode levar a uma condição conhecida como esteatose hepática, ou fígado gorduroso. Segundo o blog da Dr Karina Timpani, ela pode ser classificada em alcoólica (provocada pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólica.
Ela é potencialmente perigosa pois pode desencadear em uma cirrose hepática e o aparecimento de câncer do fígado, com insuficiência do órgão e às vezes necessidade de transplante de fígado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a esteatose hepática não alcoólica e a esteato-hepatite aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do coração ou derrame cerebral, problemas renais e outros tipos de tumores, aumentando ainda mais o grau de perigo quando atinge idosos 60+.
Felizmente, algumas ervas e chás podem oferecer suporte ao fígado na eliminação de gordura e na promoção da saúde hepática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Poder do orégano
O orégano é um dos maiores pilares da culinária mediterrânea e italiana. Mas o fato é que a erva pode enfeitar e dar um sabor especial a quase qualquer prato, de pizza e salada a omeletes e macarrão.
Porém, com toda a sua versatilidade ele também pode ser usado em forma de chá. Por ser uma espécie de planta da família das mentas, ela também é usada como planta medicinal há vários séculos e na forma de chá ela pode apresentar vários efeitos curativos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Catraca Livre, estudos mostram que o orégano possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias devido aos compostos fenólicos, como carvacrol e timol, encontrados em sua composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compostos fenólicos vem sendo cada vez mais estudados como tratamento conjunto para doenças inflamatórias e beber um bom chá de orégano pode ser um aliado natural no alívio dessas condições.
O orégano ainda pode ser bom para o fígado, pois ajuda a promover a secreção de bile pelo fígado. Além disso, o orégano é rico em fibras, vitaminas A e C, e antioxidantes, o que contribui para o fortalecimento do sistema digestivo.
MAS ATENÇÃO! Antes de revelarmos a receita com orégano, é bom frisar novamente que ela apenas complementa cuidados, ou seja, ela NÃO CURA doenças! Sendo assim, o ideal é SEMPRE procurar uma orientação médica e JAMAIS se automedicar (Seja como for).
Como preparar o chá de orégano?
De acordo com o portal Veja Saúde, para preparar a bebida, recomenda-se usar:
- 1 colher de sopa de folhas secas ou frescas de orégano para cada xícara de água fervente;
- Deixar em infusão por cerca de 5 a 10 minutos
- Coar e beber.
O chá pode ser consumido de uma a duas vezes ao dia, dependendo da necessidade.