URGENTE

Tchau, IPVA: Nova lei armada por Tarcísio chega com isenção do imposto a milhares de motoristas em SP

11/12/2024 às 16h20

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
Tarcísio de Freitas / Isenção - Montagem: TVFOCO

Tudo o que você precisa saber para garantir a isenção do IPVA

O tão temido tributo IPVA, é um dos tributos mais populares, pois se trata do imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Assim, é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. Além disso, é importante falar que é um imposto estadual e hoje falaremos sobre o estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não há como negar que os pagamentos de impostos acabam pesando no bolso da grande maioria dos brasileiros. Contudo, uma notícia aos motoristas de São Paulo é confirmada e garante a isenção do IPVA, chegando como uma salvação a milhares.

De acordo com informações do portal UOL, o projeto de lei que isenta do IPVA os proprietários de veículos movidos a hidrogênio e híbridos flex ou a etanol, apresentado pelo governo paulista, foi aprovado na última terça-feira (10) pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, vale falar que a medida que busca incentivar o uso de veículos mais limpos e reduzir a emissão de poluentes não inclui o benefício para carros 100% elétricos, com zero emissões de poluentes

De acordo com a fonte, o projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi enviado à Casa em outubro do ano passado e estava em debate desde então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona

Em síntese, o benefício da isenção do IPVA vai atender a proprietários de veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e a combustão que utilizem, alternativa ou exclusivamente, etanol. Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil.

Com a aprovação, ônibus e caminhões ficam isentos do imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2029.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, no projeto aprovado os veículos elétricos não são beneficiados com a isenção do imposto. A exclusão dessa categoria desagradou proprietários desses veículos, que têm zero emissões de poluentes.

Nova Lei em 2025: IPVA isento para lista de 10 doenças e 2 muito comuns - Foto: Internet
Nova Lei em 2025: IPVA isento para lista de 10 doenças e 2 muito comuns – Foto: Internet

Quais veículos são isentos do pagamento do IPVA?

O IPVA de 2025 é uma obrigação para todos os proprietários de veículos, como carros, motos e caminhões. No entanto, alguns veículos podem ser isentos desse imposto anual, dependendo de seu ano de fabricação e outras condições.

O ano de fabricação do veículo influencia a concessão de isenção, com variações entre os estados:

  • 10 anos ou mais: Goiás, Rio Grande do Norte, Roraima;
  • 15 anos ou mais: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro;
  • 18 anos ou mais: Mato Grosso
  • 20 anos ou mais: Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo
  • 23 anos ou mais: Alagoas
  • 30 anos ou mais: Santa Catarina

Por fim, para calcular o IPVA, é necessário considerar a alíquota do estado e as características do veículo. Cada estado define a alíquota, que pode variar com base na Tabela Fipe e no tipo de veículo.

IPVA e isenção - Foto Reprodução Internet
IPVA e isenção – Foto Reprodução Internet

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO IPVA.

Imposto IPVA
IPVA
tarcísio de freitas

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.