Tchau, pontos na CNH: Lei de trânsito é anunciada para acabar com pesadelo de motoristas em 6 meses

15/10/2024 às 12h00

Por: Larissa Caixeta
Nova lei de trânsito armada para CNH - Foto: Internet
Nova lei de trânsito armada para CNH - Foto: Internet

Nova Lei de trânsito é anunciada para acabar com os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 6 meses. O pesadelo de milhares de motoristas está prestes a ter fim

Uma nova Lei de trânsito armada visa acabar com os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principal documento dos motoristas brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, conforme a legislação de trânsito, os motoristas possuem um número de pontos que podem perder na CNH conforme as infrações cometidas.

Atualmente, o motorista pode até mesmo perder a CNH quando acumular 40 pontos em um período de 12 meses, isso se ele não cometer nenhuma infração gravíssima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse caso, o limite é 40, mas, caso cometa uma infração gravíssima, o limite de pontos cai para 30, se duas ou mais, cai para 20. No entanto, isso está para mudar, graças a nova lei anunciada.

Lei de trânsito sobre os pontos da CNH

  • Atualmente os motorista possuem até 40 pontos na CNH;
  • No entanto, esse valor depende do peso das infrações cometidas;
  • Caso cometa inflação gravíssima, existe uma grande redução nesses pontos;
  • Mas, uma nova lei anunciada pretende mudar essa situação;
  • Assim, reduzindo os pontos acumulados na CNH;
  • A seguir, veja mais detalhes.

Adeus pontos na CNH

De acordo com o portal ‘Motor Show’, uma nova lei de trânsito armada prevê a redução de um terço dos pontos acumulados na CNH caso o condutor não cometa novas infrações durante o período de 6 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do Projeito de Lei 3412/2023. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), autor do PL, a ideia é:

“Premiar os condutores que tentam conduzir de forma mais cuidadosa, já que a redução de pontos só beneficiará quem não cometer novas infrações”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta se encontra em análise de caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Mas ainda precisa da aprovação da Câmara e do Senado.

Considerações finais

O Projeito de Lei 3412/2023 visa reduzir em até um terço os pontos acumulados na CNH se o motoristas não cometer novas infrações em 6 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta segue em análise pelas comissões, e para que vire Lei, precisa ainda da aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Caso seja aprovada, representará uma grande vitória aos motoristas, pois, muitas vezes, uma infração pode ser cometida devido os próprios fatores do trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como tirar a habilitação?

Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

  • Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);

Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.

Além disso, precisa ser aprovado tanto na prova teórica, como na práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.

🚨 Ex de Davi quer metade de TUDO + Huck ganha MAIOR concorrência + Band confirma VOLTA de estrela    

CNH
lei
Lei de trânsito
pontos
pontos na cnh
Projeto de Lei
Projeto de Lei 3412/23

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.