É SÉRIO?!
Tchau, poupança: Comunicado emergencial da Caixa chega com substituto para jorrar dinheiro a correntistas
30/08/2024 às 9h43
Em meio a preocupação geral com os rendimentos da poupança, a Caixa Econômica Federal chega com substituto que pode fazer jorrar dinheiro na conta e você precisa conhecer ainda hoje
Como dissemos em muitas matérias sobre o assunto, desde que o COPOM do Banco Central decidiu manter a taxa de juros em 10,50%, a preocupação com os rendimentos da poupança aumentaram e muitos começaram a desistir da modalidade popular de renda fixa, como podem ver por meio deste link.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a Caixa Econômica Federal, cuja qual tem uma das cadernetas de poupança mais famosas do país, chega com um substituto que pode ser a solução, para que você possa dar adeus à poupança e ainda ter uma opção que jorre mais dinheiro durante esse período de rendimentos baixos.
Segundo um comunicado emergencial expresso no site oficial, a CAIXA revelou como funciona o Tesouro Direto, que assim como a poupança, é considerado um dos investimentos mais seguros, uma vez que é emitido pelo governo e tem a garantia do Tesouro Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um pouco mais sobre o Tesouro Direto
O programa de Tesouro Direto foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), e oferece inúmeras vantagens se tornando uma importante alternativa de investimento para Pessoas Físicas.
As operações são realizadas pela internet, no site do Tesouro, e a CAIXA atua como agente de custódia, efetivando o seu cadastramento e habilitação para a aquisição e resgate de títulos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cadastro no Tesouro Direto pode ser efetuado por você mesmo através do Internet Banking CAIXA, ou da agência onde possui sua conta corrente.
Finalizado seu cadastro na CBLC/Tesouro Direto, você receberá uma senha provisória no e-mail que você informou durante o cadastro e, após alteração desta senha seguindo as instruções do site, você poderá investir em Títulos Públicos Federais diretamente pela Internet, no site do Tesouro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo emite comunicado sobre encerramento automático da poupança Caixa e faz alerta
● Fim da casa própria pela Caixa? Financiamento de imóveis traz mudança histórica em novembro
● Comunicado da Caixa com virada na conta-poupança traz 3 alertas de última hora a brasileiros hoje (01)
Os investimentos no Tesouro Direto deverão ser múltiplos de 0,01 título, ou seja, 1% (um por cento) do valor de um título, já descontando as taxas de serviços cobradas. Contudo, a aquisição da fração de um título não poderá ficar abaixo de R$ 30,00. Isto significa que se o preço do título for tal que 1% (um por cento) do preço seja inferior a R$ 30,00, não será possível realizar a compra.
Rentabilidade
Uma das maiores vantagens desse tipo é a garantia dos papéis que pertencem ao governo federal. Isso significa que a possibilidade de calote é praticamente zero, já que isso significaria o fim de todo o Sistema Financeiro Nacional (SFN), sendo assim, é seguro e consistente.
Outro ponto positivo é a rentabilidade da aplicação. Isso porque, mesmo não sendo a maior entre os investimentos de Renda Fixa oferecidos do mercado, o Tesouro já ganha da Poupança e pode render o dobro do que a mesma renderia.
Investindo no Título IPCA+, também é possível se proteger da inflação, já que o título rende sempre acima dessa taxa.
O único ponto negativo, cujo qual desanima muitos a aderirem ao Tesouro Direto, é que ao contrário da poupança, ele sofre incidência de IR.
E mesmo com a tributação os seus rendimentos permanecem maior que a da Poupança, pois a perda é pequena. Mas vale lembrar também que o Imposto de Renda incide apenas sob os lucros
Segundo o Genials Investimento, enquanto o Tesouro Selic rende 100% da taxa Selic, a poupança rende 30% a menos.
Como fazer a aplicação no Tesouro Direto pela CAIXA?
Para adquirir Títulos Públicos Federais pela CAIXA, você precisa ser o 1º titular de uma conta corrente de pessoa física e se cadastrar no Tesouro Direto na sua agência, ou facilmente através do Internet Banking CAIXA, seguindo os seguintes passos:
- Acesse sua conta corrente no Internet Banking CAIXA;
- Escolha a opção Investimentos;
- Clique em “Tesouro Direto” e depois em “Aderir”;
- Preencha os dados solicitados;
- Leia o Termo de Adesão;
- Clique em continuar;
- Leia o Contrato de Prestação de Serviços de Agente de Custódia;
- Confirme seus dados na próxima tela e pronto. Seu cadastro está efetivado.
Em 02 dias (prazo previsto) você receberá no seu endereço de e-mail informado no cadastro a senha provisória para que possa começar a operar no Tesouro Direto.
MAS ATENÇÃO! Caso não receba, você pode entrar em contato com a sua agência CAIXA ou diretamente com a mesa de operações por meio do telefone 4004 0104 para capitas e 0800 104 0 104 para demais localidades.
Para investir é só acessar o Internet Banking, na aba de investimentos escolher Tesouro Direto e clicar em “Comprar e Vender”, ou acessar diretamente o site do Tesouro Direto. No primeiro acesso ao site do Tesouro Direto, será solicitada a troca da senha por uma definitiva, o login é o seu CPF.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.