Tchau, Real: Nova moeda está em vigor em MG para salvar milhares de mineiros e Banco Central já sabe

Para a algia dessa lista de mineiro, uma nova moeda chega para substituir o real em Minas Gerais. E o Banco Central está ciente de substituta

19/04/2025 23h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Minas Gerais ganha nova moeda em cidade, que chega como substituta do real do Banco Central (Foto: Divulgação)

Uma nova moeda está em vigor em uma cidade de Minas Gerais e promete agitar a economia local. Ela chega como substituta do real, que é a tradicional moeda do Banco Central do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que é uma surpresa a existência dessa nova moeda, afinal, ninguém esperava que fossem criar uma substituta para o tradicional real. Mas, essa cidade mineira quis inovar.

E o time de especialistas em finanças do TV Foco, a partir de informações coletadas do site IstoÉ Dinheiro, comenta agora sobre os detalhes dessa moeda que está em vigor e o propósito dela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVA SUBSTITUTA DO REAL EM MINAS GERAIS

  • Nova moeda só vale para uma cidade mineira;
  • O foco dela é movimentar a economia;
  • Além disso, ela tem o mesmo valor do real;
  • Ela está operando desde 2024.

A UBÉRRIMA

Lançada em 16 de abril 2024, ela completou um ano recentemente. A moeda pioneira do Brasil foi apresentada pela Prefeitura Municipal de Resplendor, uma cidade com 17 mil habitantes.

O município fica localizado próximo à divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. Aliás, essa nova moeda tem um propósito bem definido, que é o de movimentar a economia local.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A substituta do real do Banco Central tem o objetivo de aumentar as transações comerciais na cidade, reter a riqueza no município e fomentar o desenvolvimento econômico local.

Isso tudo deve ocorrer através do aumento da arrecadação e da geração de empregos. Além disso, a prefeitura local investiu R$ 80 mil na impressão de 70 mil cédulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Casa da Moeda, que é a responsável pela impressão do papel-moeda oficial do Brasil, também fabricou a Ubérrima. Então, isso prova que o Banco Central aprova a moeda e ainda ajuda a criá-la.

As cédulas de “ubérrima” foram lançadas em cinco valores: Ub$ 1, Ub$ 2, Ub$ 5, Ub$ 10 e Ub$ 20. Elas tem o mesmo valor do real, sendo assim, não atrapalham o uso do real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS

A cidade mineira de Resplendor, que fica em Minas Gerais, criou uma nova moeda local que chega como a grande substituta do real. Ela tem o propósito de movimentar a economia local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O REAL DO BANCO CENTRAL PODE ACABAR?

Se você acha que o real pode está com os dias contados, saiba que essa possibilidade não existe. A moeda é sólida no mercado nacional e a única coisa que podemos esperar, é que a evolução faça que cédulas deixem de ser usadas e as transações financeiras ganhem espaço.

ALÉM DISSO, VEJA A VERDADE SOBRE O FIM DAS CÉDULAS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.