URGENTE

Tchau RG e mais 12 documentos: Lula coloca lei do CPF em vigor e chama brasileiros urgentemente a Poupatempos

PoupaTempo / Documentos - Montagem: TVFOCO

PoupaTempo / Documentos - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo sobre a lei do CPF que já está em vigor e dá adeus a RG e mais 12 documentos

De acordo com informações do G1, cerca de 11,5 milhões de brasileiros já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento começou a ser emitido em janeiro.

Com a nova lei do documento, o RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade em 2032. O novo documento segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 A antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032. A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

De acordo com informações do portal GAZETA, o novo RG chegou para substituir até 12 documentos. O CIN promete facilitar a vida do cidadão ao unificar os dados de até 12 documentos essenciais. Os dados do Título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, cartão do SUS e o próprio Registro Geral (RG), por exemplo, cujos dados poderão ser acessados por meio de um QR Code.

Segundo o governo federal, essa mudança visa a reduzir fraudes e simplificar processos burocráticos para a população. Isso porque a CIN usa o CPF como número único de identificação, que passa a ser a informação necessária para quase todos os trâmites legais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CIN (Foto: Reprodução / Globo)

É importante falar que com os dados cadastrais, como nome, data de nascimento e o CPF, ficarão registrados em uma rede blockchain, a mesma tecnologia usada para criptomoedas como o Bitcoin. A blockchain é um banco de dados que pode ser compartilhado entre diferentes computadores e cujas informações cadastradas não podem ser alteradas. 

CIN é a nova carteira de identidade (Reprodução: Internet)

Veja onde nova carteira de identidade já é emitida:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Acre
  2. Alagoas
  3. Amapá
  4. Amazonas
  5. Bahia
  6. Ceará
  7. Distrito Federal
  8. Espírito Santo
  9. Goiás
  10. Maranhão
  11. Mato Grosso
  12. Mato Grosso do Sul
  13. Minas Gerais
  14. Pará
  15. Paraíba
  16. Paraná
  17. Pernambuco
  18. Piauí
  19. Rio de Janeiro
  20. Rio Grande do Norte
  21. Rio Grande do Sul
  22. Rondônia
  23. Santa Catarina
  24. São Paulo
  25. Sergipe
  26. Tocantins.

Quais documentos são exigidos para a expedição do novo RG?

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile