Nova lei do Banco Central, cravada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, com novidade que impacta todos que tem conta poupança em bancos como a Caixa e o Banco do Brasil
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou uma nova legislação envolvendo o Banco Central que promete alterar significativamente as regras para os correntistas com contas poupança em bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Em abril deste ano, Tebet comentou em uma entrevista concedida à ‘CNN Brasil’ sobre uma essa nova lei do Banco Central que afeta não apenas as contas poupança, mas também as de outros bancos que oferecem essa forma de investimento seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a entrevista, Tebet falou sobre a redução da Taxa Selic, que diminuiu 3% ao longo do governo Lula.
“Com a inflação no Brasil em níveis mais baixos do que no ano passado, é claro que é possível. Saímos de uma taxa de 13,75% para 10,75%, ou seja, reduzimos 3% nos juros ao longo desse período de um ano e alguns meses”, destacou ela.
Tebet também mencionou que a intenção é baixar os juros para menos de 9%, o que, dependendo da taxa final, terá um impacto direto na poupança de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se os juros reais caem e as taxas de juros continuam caindo lentamente, ainda assim mantenho a taxa de juros real mais alta do mundo. 9% não pode ser o limite mínimo. Esse patamar só pode ser aceito se começarmos a mostrar sinais que até agora não foram dados”, afirmou Simone Tebet.
Funcionamento da Selic
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira, influenciando outras taxas de juros no país, como as de empréstimos, financiamentos e investimentos. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
A Selic pode permanecer estável ou sofrer variações, aumentando ou diminuindo em pontos percentuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas mudanças ocorrem porque a economia não é fixa, necessitando de ajustes para manter o equilíbrio e garantir a continuidade da circulação de capital.
No Brasil, o rendimento da poupança é determinado por uma regra vinculada ao valor da Selic. A regra é a seguinte:
- Quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR);
- Quando a Selic é superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.
Com isso, os valores investidos na poupança recebem juros a cada “aniversário”, ou seja, na mesma data do mês seguinte ao depósito, os rendimentos são acrescidos ao valor aplicado.
Para que serve o Banco Central?
O Banco Central é a principal instituição responsável por controlar a política monetária de um país e coordenar o sistema financeiro.
No Brasil, o Banco Central do Brasil (BACEN) tem como funções principais manter a estabilidade da moeda, controlar a inflação, regular o crédito e a liquidez da economia, além de supervisionar as instituições financeiras.
Ele também atua como “banco dos bancos”, garantindo que o sistema financeiro funcione de maneira eficiente e segura.