Atenção

Pode ir se despedindo: Tebet dá veredito com 2 leis atingindo em cheio o pagamento do PIS e poupança na Caixa

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Simone Tebet dá veredito sobre leis que atingem PIS e FGTS (Reprodução: Montagem TV Foco)

Simone Tebet comentou sobre 2 leis que afetam o PIS e uma poupança da Caixa que interessa e muito os trabalhadores

Simone Tebet trouxe à tona 2 leis que atinge em cheio o pagamento no PIS e uma poupança da Caixa. Portanto, fique atento em todas as mudanças para que não se surpreenda com as decisões que afetam diretamente o seu bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quarta-feira do dia 12 de junho, a Ministra do Planejamento e Orçamento participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento. Portanto, nela ficou possível ver como anda alguns programas, um deles sendo o abono salarial aos trabalhadores CLTs..

Durante o seu momento de fala, de acordo com o portal ‘Agência Brasil’, Simone Tebet revelou que não pretende desvincular o salário mínimo do PIS. Esse assunto, inclusive, também não tem como prioridade de Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Simone Tebet revelou que não pretende desassociar o salário mínimo da aposentadoria (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Caso contrário, se houvesse essa desvinculação, o que poderia acontecer é o salário mínimo valorizar, aumentar de valor, como todo ano, mas o PIS permanecer estagnado. Mas, pelo o que parece, isso não é algo que está em discussão no momento.

“Não passa pela cabeça do presidente Lula nem da equipe econômica desvincular a aposentadoria do salário mínimo. Estamos analisando a possibilidade de modernizar benefícios previdenciários e trabalhistas”, destacou ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIS garante uma renda extra aos trabalhadores (Reprodução: INSS/DIvulgação)

FGTS, a poupança dos trabalhadores

No dia 5 de maio, Simone Tebet também revelou uma lei em que pode propor uma mudança no saque do FGTS. Esse que é uma espécie de poupança dos trabalhadores, para que tenham um porto-seguro em caso de demissão.

“Nada impede que a gente mude a lei dos 12 meses, que só pode sacar uma vez a cada 12 meses, isso pode ser alterado com facilidade em caso específico para calamidade pública. A gente pode mudar a lei”, garantiu a ministra.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, dentro do FGTS há a possibilidade do Saque Aniversário, em que se retira uma porcentagem do valor do saldo do fundo de garantia no mês em que completa um ano a mais de vida. Porém, segunda a ministra, sacá-lo apenas 1 vez por ano pode alterar, se mudar a lei, em caso de calamidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FGTS é uma espécie de poupança na Caixa- (Foto: Reprodução / Internet)

Como é calculado o atual salário mínimo?

O cálculo leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também o Produto Interno Bruno (PIB) dos últimos dois anos. Esse, por sua vez, só leva em consideração se o resultado for positivo.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile