Pare tudo o que você estiver fazendo para saber tudo sobre o novo decreto de Lula no Banco Central que atinge em cheio todas as poupanças
Antes de mais nada, para quem não sabe, o Banco Central, se trata, em suma, de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Dito isso, simplesmente, vocês precisam saber agora que ninguém mais, ninguém menos que Simone Tebet confirma novo decreto de Lula no Banco Central que atinge em cheio todas as poupanças. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, sem mais delongas, as informações foram divulgadas por meio do aplicativo X, o antigo twitter, da Ministra.
Assim, Simone disparou: “Boa notícia! Mais uma redução de 0,5% na taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central. O governo @lulaoficial tem criado as condições necessárias para os cortes nos juros. Essa é uma medida que vai na direção correta para estimular ainda mais a economia. O objetivo principal é gerar mais emprego, renda e melhorar a vida das famílias brasileiras.”, publicou ela.
Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com informações do portal do Nubank as variações da Selic mudam o rendimento de vários investimentos, incluindo o da poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a Taxa Selic?
Assim, as informações dão conta de que o Banco Central decidiu, no dia 31 de janeiro de 2024, reduzir a taxa Selic para 11,25% ao ano. A decisão afeta diversos produtos financeiros da vida das pessoas, como os investimentos, inclusive a poupança.
Segundo o portal, a regra de rendimento da poupança é a seguinte:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
- Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
- Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic ao ano + Taxa Referencial.
Ou seja, em suma, sempre que a Selic estiver abaixo de 8,5%, o rendimento da poupança cresce junto da taxa básica de juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas é importante ressaltar também que, se a Selic estiver acima de 8,5%, como está acontecendo agora, a poupança rende de forma fixa, em 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial.