urgente
“Comunicado”: Tebet crava nova lei do Banco Central que impacta todos que tem conta poupança na Caixa e BB
10/05/2024 às 17h00
A ministra Simone Tebet crava nova lei do Banco Central
O Banco Central, falando de maneira popular, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta sexta-feira (10), vocês irão conferir tudo sobre o comunicado de Tebet que crava uma nova lei do Banco Central que impacta todos que tem conta poupança na Caixa e BB. Durante uma entrevista a CNN em abril deste ano de 2024, a Ministra falou sobre uma nova lei do Banco Central que atinge a poupança. Portanto, os clientes dos principais bancos do país precisam se atentar em todas as mudanças que envolvem seus rendimentos.
Por ter a maior quantidade de clientes, é comum que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil tenham o maior número de investimentos nesse método. Assim, eles são os que mais estão atentos em relação as previsões da Ministra do Planejamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na entrevista, Simone Tebet comentou sobre a queda da Taxa Selic. Foram 3% que reduziram durante esse pouco mais de 1 ano do governo de Lula.
“A medida que a inflação do Brasil está menor do que tava ano passado, é óbvio que dá. Nós saímos de 13,75%, para 10,75%, portanto diminuímos 3% a taxa de juros no Brasil nesse período de 1 ano e pouquinho”, destacou ela. Em seguida, trouxe à tona que a ideia é tentar baixar esse juros para menos de 9%, e de acordo com a porcentagem que se fixar, impacta diretamente a conta poupança de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se os juros reais caem e as taxas de juros continuam caindo lentamente, eu continuo tendo a taxa de juros real mais alta do mundo. 9% não pode ser o piso. Ele só pode ser o piso se começarmos a dar sinais que até o momento não estão dando”, disse Simone Tebet.
Para quem não sabe como funciona o rendimento da poupança, ela se baseia de acordo com a Taxa Selic, somada com a Taxa Referencial.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Santander anuncia FIM de serviço vital em 2024 ao Banco Central e atinge 61M de clientes
● O cartão de crédito vai acabar no Brasil? Comunicado do Banco Central com novo serviço diz a verdade
● Alerta aos que tem R$10 mil na poupança: Serasa crava decreto do Banco Central e o que acontecerá com saldo
Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR); já quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.
Portanto, como explicou a Ministra do Planejamento, a ideia é baixar o juros para menos de 9%, assim poderia atingir a marca de corte de 8,5%. Dessa maneira, o cálculo de rendimento seria muito diferente do que foi nos últimos anos.
Qual é o melhor meio de investimento em 2024?
A Renda Variável se apresenta como uma modalidade com excelentes chances de entregar bons resultados, seja por meio ações, Fundos de Ações, ETFs, BDRs, FIIs, Mercado Futuro etc.
Além disso, a Renda Fixa e os Fundos desta categoria também seguem interessantes, dado o atual patamar da taxa Selic.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: