Confira tudo sobre a nova lei do Banco Central, cravada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, com novidade que impacta todos que tem conta poupança em bancos como a Caixa e o Banco do Brasil
A Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, em uma entrevista cedida para a ‘CNN Brasil’, em abril deste ano, comentou sobre uma nova lei do Banco Central que chega para atingir a conta poupança de bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e entenda como a isso pode afetar a sua vida financeira.
Vale dizer que, o que a ministra anunciou, afeta não somente as contas poupança da Caixa e do BB, mas também, dos demais bancos que possuem essa modalidade de investimento seguro. Bom, durante a entrevista, Tebet comentou sobre a queda da Taxa Selic. Foram 3% que reduziram durante esse pouco mais de 1 ano do governo de Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A medida que a inflação do Brasil está menor do que tava ano passado, é óbvio que dá. Nós saímos de 13,75%, para 10,75%, portanto diminuímos 3% a taxa de juros no Brasil nesse período de 1 ano e pouquinho”, destacou ela. Em seguida, cravou que a ideia é tentar baixar esse juros para menos de 9%, e segundo a porcentagem que se fixar, impacta diretamente a conta poupança de milhões de brasileiros.
“Se os juros reais caem e as taxas de juros continuam caindo lentamente, eu continuo tendo a taxa de juros real mais alta do mundo. 9% não pode ser o piso. Ele só pode ser o piso se começarmos a dar sinais que até o momento não estão dando”, disse Simone Tebet.
Entenda a Selic
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa de juros básica da economia brasileira. Isso significa que ela influencia as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e aquelas pagas em aplicações financeiras. Sendo definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a Selic pode se manter estável, ou invariável, mas, também pode sofrer alterações, aumentando ou diminuindo em pontos percentuais. Isso acontece, pois a economia não é fixa, logo, é preciso adequá-la a cada situação para existir um equilíbrio e permitir a continuação da circulação de capital.
Confira como funciona o rendimento da poupança
Como já mencionamos, a poupança no Brasil tem seu rendimento definido por uma regra atrelada ao valor da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A regra é a seguinte:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Em todo o país”: Lo Prete para JG com novo feriado nacional sancionado por Lula e salva CLTs em 2025
● Caixa, Bradesco e mais: Lei do Banco Central traz 2 alertas para encerramento automático de contas bancárias
● Adeus 13º salário, FGTS e aviso prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude para fim dos 3 benefícios a CLTs
- quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR);
- já quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.
Segundo informações do Serasa, o valor investido recebe juros a cada aniversário. Sim, a data em que o dinheiro foi aplicado é chamada de aniversário da poupança. Isso quer dizer que, na mesma data do mês seguinte, os rendimentos do período são acrescidos ao valor depositado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão:
Portanto, como explicou a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, a ideia é baixar o juros para menos de 9%, assim poderia atingir a marca de corte de 8,5%. Dessa maneira, o cálculo de rendimento seria muito diferente do que foi nos últimos anos.
Como abrir uma conta na Caixa Econômica?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,2 mil postos de atendimento no Brasil.
A instituição tem administração pública indireta. Então, apesar da ligação com o Governo Federal, que fazem com que as taxas dos serviços sejam menores e haja mais segurança, ainda há grande autonomia sobre as decisões internas e finanças da companhia.