A ministra Simone Tebet faz anúncio surpreendente com o maior aumento da história no salário mínimo garantindo uma verdadeira vitória aos trabalhadores brasileiros
Recentemente, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, deu excelentes notícias aos trabalhadores brasileiros sobre o salário mínimo e as despesas orçamentárias de 2025.
No último dia 15, Tebet destacou que alguns temas acabaram sendo vetados pelo presidente Lula (PT) em relação às medidas para o corte de despesas, como, por exemplo, a valorização real do salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos dias, muitas especulações surgiram, onde afirmaram que a equipe econômica estaria vetando a valorização do salário para garantir cortes de gastos nos benefícios vinculados ao piso salarial nacional.
Pontos principais
- Tebet anunciou que Lula vetou alguns temas envolvendo o corte das despesas para 2025;
- Dessa forma, o salário mínimo seguirá tendo a sua valorização acima da inflação;
- Com isso, aposentadorias e demais benefícios com valor vinculado ao piso salarial receberão o devido reajuste;
- Assim, novas medidas devem ser tomadas para garantir os cortes de gastos que a equipe econômica deseja;
- Veja mais detalhes a seguir.
Tebet faz anúncio com maior aumento no salário mínimo
Conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações divulgadas pelo portal ‘Valor Econômico’, Simone Tebet divulgou alguns pontos sobre como estão lidando com o orçamento para o próximo ano.
“Temos alguns debates que estão interditados pelo presidente Lula e pela equipe econômica. Salário mínimo valorizado, isso não se discute. Vai haver sempre a valorização do salário mínimo”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Portanto, salário mínimo crescendo acima da inflação. A aposentadoria acompanhando a valorização do salário mínimo. E as demais questões estão na mesa”, assim afirmou Tebet a jornalistas, após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
De acordo com a ministra, a equipe econômica, formada por ela e Haddad, apresentará ao presidente e ao Congresso medidas estruturantes, “ainda que não sejam as ideais ou as que gostaríamos”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“São as que a política permite, que o momento político permite, lembrando que estamos a dois meses e meio do fim do ano legislativo”, falou Tebet aos jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais medidas de revisão e cortes de gastos
Conforme a ministra do Planejamento e Orçamento, as medidas que serão apresentadas são “palatáveis e justas”, e devem ser consideradas. Ela comentou, ainda, que há otimismo pela equipe econômica.
“Já retiramos aquilo que imaginamos que vai ficar para uma terceira etapa para não contaminar o processo e o debate, já entendendo o perfil do presidente, aquilo que ele quer de todos nós e para o Brasil”, diz Tebet.
“Então, nós estamos muito otimistas de que este pacote terá condições de avançar na mesa do presidente”, comentou. Além disso, ela destaca que, o país precisa rever algumas políticas públicas que não são mais eficientes.
Além disso, também informando que, até o ano de 2026, pelo menos 30 medidas de revisão de gastos, que visam cortes para garantir mais dinheiro aos cofres da União, podem chegar ao Congresso.
Considerações finais
Tebet garantiu que o presidente Lula descartou completamente a possibilidade de não ter a devida valorização do salário mínimo acima da inflação. E que novas medidas são estudadas pela equipe.
Qual o salário previsto para 2025?
O Governo Federal prevê salário mínimo de R$ 1.509,00 para 2025. Demonstrando um aumento de 6,87% em relação ao valor vigente neste ano.
A previsão está exposta no último Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado ao Congresso. Destacando que, o valor de R$ 1.509 ainda pode sofrer reajustes, podendo ser maior ou menor.
Veja também mais uma matéria sobre as previsões orçamentárias de 2025 CLICANDO AQUI.