Teimosia, erro e insistência de iniciantes estão acabando com o que a Globo construiu durante uma vida
13/12/2022 às 10h32
Opinião: falta de mudanças na emissora podem estar fazendo ela perder o que tem de mais precioso
Que a Globo é a maior emissora do país desde os primórdios, todo mundo sabe. Mas, nos últimos tempos, é perceptível que a emissora tem abusado deste título para seguir na “zona de conforto”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova disso é que o canal segue insistindo em produtos que não são atraentes para o público, sem se importar com as críticas, afinal, possui uma audiência fiel que lhe permite este capricho.
No entanto, será mesmo que a atitude não pode ser arriscada, uma vez que os streamings mostraram que vieram para ficar?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, Antônio Fagundes fez uma análise bem realista sobre a emissora em que trabalhava. De acordo com ele, a Globo poderia deixar a programação fora do ar, apenas com seu logo aparecendo, que ainda teria audiência e permaneceria na liderança por vários minutos.
Isso porque o Brasil inteiro está acostumado a deixar a TV sintonizada no canal, e essa é a chamada “gordura de audiência” que a emissora ganhou desde que foi fundada. Porém, o veterano também analisou que atualmente seria bem difícil de isso acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O imediatismo está cada vez mais presente em nossa sociedade, até mesmo na forma de receber informação. Caso a Globo ficasse fora do ar, muitos já correriam para mudar o canal, afinal, opção é o que não falta.
A junção disso tudo mais o fato da emissora não querer inovar na programação certamente está fazendo o canal perder essa estabilidade que tanto possuía.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Galã de Êta Mundo Bom passa por cirurgia no ânus e dá detalhes: “Era muito apertadinho”
● Barbudo, Irreconhecível e recluso: Sergio Chapelin volta à Globo com triste notícia
● Colega da Globo não quer ver estrela da Grande Família nem pintada de ouro: “Chata pra caramba”
O conteúdo atual também prova essa teoria. A Globo deixou no ar por vários meses o “Zig Zag Arena”, de Fernanda Gentil, mesmo sabendo que não agradava o público em nada e perdia constantemente para o SBT, contra Celso Portiolli.
Para piorar, isso também se repete atualmente, com a série “Família Paraíso”, que não agradou aos domingos, sem contar na insistência em novelas como Travessia, que atraiu muitas críticas e assim segue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APOSTAS ERRADAS?
O que tem chocado o público neste caso é a oportunidade à Jade Picon, que é a mais nova aposta para virar uma Grazi Massafera. É realmente importante abrir espaço para novos talentos, ainda mais com uma pessoa que atrai tantos anunciantes.
Neste caso, a emissora acabou pecando em dar um papel tão grande no horário mais importante da TV para uma pessoa que está começando. Veteranos como o próprio Antônio Fagundes, Marieta Severo e Osmar Prado, que são muito queridos por todo o Brasil, foram dispensados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do contrato por obra, será mais difícil eles aparecerem em alguma trama, afinal, como estão liberados para trabalhar em outras plataformas, poderão estar com a agenda lotada quando o canal precisar.
Fato é que, apesar de seguir na liderança, a Globo tem cometido um erro de principiante simplesmente por achar que pode. A programação segue na teimosia de não mudar seu formato, não ousa e isso tem feito o canal perder cada vez mais o seu público fiel.
Algumas vitórias da Record e do SBT em cima da emissora algumas vezes provam que a Globo pode estar perdendo o que construiu durante toda uma vida, afinal, antigamente isso era impossível de acontecer.
Autor(a):
Bianca Santos
Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: [email protected]