Opinião: falta de mudanças na emissora podem estar fazendo ela perder o que tem de mais precioso
Que a Globo é a maior emissora do país desde os primórdios, todo mundo sabe. Mas, nos últimos tempos, é perceptível que a emissora tem abusado deste título para seguir na “zona de conforto”.
Prova disso é que o canal segue insistindo em produtos que não são atraentes para o público, sem se importar com as críticas, afinal, possui uma audiência fiel que lhe permite este capricho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, será mesmo que a atitude não pode ser arriscada, uma vez que os streamings mostraram que vieram para ficar?
Recentemente, Antônio Fagundes fez uma análise bem realista sobre a emissora em que trabalhava. De acordo com ele, a Globo poderia deixar a programação fora do ar, apenas com seu logo aparecendo, que ainda teria audiência e permaneceria na liderança por vários minutos.
Isso porque o Brasil inteiro está acostumado a deixar a TV sintonizada no canal, e essa é a chamada “gordura de audiência” que a emissora ganhou desde que foi fundada. Porém, o veterano também analisou que atualmente seria bem difícil de isso acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O imediatismo está cada vez mais presente em nossa sociedade, até mesmo na forma de receber informação. Caso a Globo ficasse fora do ar, muitos já correriam para mudar o canal, afinal, opção é o que não falta.
A junção disso tudo mais o fato da emissora não querer inovar na programação certamente está fazendo o canal perder essa estabilidade que tanto possuía.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apartamento, mansão em Alphaville e R$ 1,6 milhão: Globo arranca herança dos filhos de apresentador amado no Brasil
● Falência de órgãos: Atriz da Globo morta tem testamento aberto e deixa fortuna para veterano da emissora
● Globo apela após Alma Gêmea e convoca fenômeno jamais reprisado para estrear em canal
O conteúdo atual também prova essa teoria. A Globo deixou no ar por vários meses o “Zig Zag Arena”, de Fernanda Gentil, mesmo sabendo que não agradava o público em nada e perdia constantemente para o SBT, contra Celso Portiolli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para piorar, isso também se repete atualmente, com a série “Família Paraíso”, que não agradou aos domingos, sem contar na insistência em novelas como Travessia, que atraiu muitas críticas e assim segue.
APOSTAS ERRADAS?
O que tem chocado o público neste caso é a oportunidade à Jade Picon, que é a mais nova aposta para virar uma Grazi Massafera. É realmente importante abrir espaço para novos talentos, ainda mais com uma pessoa que atrai tantos anunciantes.
Neste caso, a emissora acabou pecando em dar um papel tão grande no horário mais importante da TV para uma pessoa que está começando. Veteranos como o próprio Antônio Fagundes, Marieta Severo e Osmar Prado, que são muito queridos por todo o Brasil, foram dispensados.
Apesar do contrato por obra, será mais difícil eles aparecerem em alguma trama, afinal, como estão liberados para trabalhar em outras plataformas, poderão estar com a agenda lotada quando o canal precisar.
Fato é que, apesar de seguir na liderança, a Globo tem cometido um erro de principiante simplesmente por achar que pode. A programação segue na teimosia de não mudar seu formato, não ousa e isso tem feito o canal perder cada vez mais o seu público fiel.
Algumas vitórias da Record e do SBT em cima da emissora algumas vezes provam que a Globo pode estar perdendo o que construiu durante toda uma vida, afinal, antigamente isso era impossível de acontecer.