Você acha que deixou algum dinheiro para trás em algum banco ou investimento em instituições financeiras? Fique ligado para conferir!
É comum que pessoas acabem esquecendo algum dinheiro guardado em contas bancárias antigas ou deixarem passar até um depósito esquecido em alguma poupança. No entanto, é possível recuperar os valores esquecidos por aí!
Para a felicidade de muitos, o Banco Central fornece uma ferramenta para que os brasileiros possam resgatar o dinheiro esquecido em contas bancárias antigas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DINHEIRO ESQUECIDO
Recursos depositados em alguma instituição financeira, os valores esquecidos foram “abandonados” pelo titular da conta. Isso pode acontecer por mudança de endereço sem atualização, perda de documentos, falecimento e mais.
A legislação brasileira afirma que as instituições financeiras têm a obrigação de guardar tais recursos em contas específicas. No entanto, é possível consultar os valores esquecidos para verificar se há alguma quantia perdida!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para realizar a consulta, é preciso:
- Acessar o site do Banco Central do Brasil
- Ir até a seção “Valores esquecidos”
No entanto, vale lembrar que a consulta é somente de valores que foram depositados em instituições financeiras quebradas, liquidadas, instituições extintas ou instituições que não existem mais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
Caso o dinheiro ainda esteja em em uma instituição financeira em funcionamento, o titular da conta precisa entrar em contato diretamente o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO CONSULTAR VALORES ESQUECIDOS?
Após acessar o site do Banco Central, o titular da conta precisará preencher um formulário com seus dados:
- Nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Endereço atualizado.
Verifique se as informações estão corretas e atualizadas e, após o preenchimento, o titular tem que selecionar a instituição financeira onde o valor está guardado, ou seja, o nome da instituição e o tipo de conta onde o dinheiro está.
Por fim, o próximo passo é apenas aguardar o resultado da consulta. Caso o cliente realmente tiver valores esquecidos em seu nome, o Banco Central entrará em contato. Em seguida, a instituição dará mais instruções sobre o procedimento para a recuperação do dinheiro.