Tempero popular é proibido pela vigilância após flagrar substância tóxica
A Vigilância Sanitária proíbe tempero muito famoso e popular entre as donas de casa devido flagra de metal e risco à saúde com danos cerebrais irreversíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo o portal FDA Gov, foi comprovado através de testes de produtos, que a FDA determinou que os produtos de canela em pó contém níveis elevados de chumbo.
Vale ressaltar que a FDA é a equivalente da Anvisa nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o órgão indicou algumas marcas de canela como La Fiesta, Marcum, MK, Swad, Surpeme Tradition e El Chilar, que foram expostas pela substância de chumbo, no dia 6 de março de 2024.
Além disso, o FDA aconselhou os consumidores a jogarem fora e a não comprarem esses produtos de canela em pó.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, o órgão recomendou que as empresas façam o recall voluntário desses produtos, com exceção da MTCI.
Contudo, os produtos apresentam riscos sérios à saúde. De acordo com o CEVS, chumbo no sistema nervoso e nos rins podem causar problemas gravíssimos, como danos cerebrais e renais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Além disso, o chumbo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos elementos químicos mais perigosos à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta maneira, a FDA proibiu o uso, venda e distribuição dos produtos listados. E se caso houver suspeita de que alguém foi exposto a níveis elevado de chumbo, é indicado que o consumidor passe no médico.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas imediatos, porém, sinais e sintomas podem ser observados, como fadiga, irritabilidade, dor de cabeça, entre outros.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.