Chocante!

Terror com paçoca cancerígena à metal encontrado: As 3 proibições da ANVISA contra comidas de festa junina

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

As proibições da ANVISA contra comidas de festa junina (Reprodução/Montagem/Canva)

Comidas de festa junina são atingidas por proibição urgente da ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária baixou proibição emergencial contra comidas típicas de festa junina, e consumidores ficam abalados durante as festividades de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, em maio de 2017, o órgão determinou a interdição de oito lotes de paçoca da empresa Dicel, após auditoria interna.

Isso porque, de acordo com o portal Veja, teria sido constatado a presença de aflatoxinas acima do permitido para o produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que em excesso, a aflatoxina não pode ser consumida por ter substâncias tóxicas e cancerígenas.

Contudo, os lotes foram recolhidos devidamente, mas a empresa não deu seu parecer sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro alimento muito comum nas festas de São João, é o famoso amendoim, que também foi alvo de decreto da vigilância sanitária.

Acontece que em julho de 2008, o órgão determinou a interdição de dois lotes de amendoim contaminados por um fungo produtor de toxina que causa câncer no fígado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, os produtos amendoim de 500g, das marcas “Da Rocinha”, lote 10, e “Moinho Brasília”, lote 8, saíram de circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do G1, as empresas retiraram os alimentos e não apresentaram uma contraprova às análises feitas na época.

Por fim, vamos falar do caso de outubro de 2013, quando a Anvisa interditou nove produtos de farinha de milho, por apresentarem teores de ferro inferiores a 4,2mg/100g.

As marcas atingidas foram: Campo Bom, Pink, Mimoso Ginico, Mimoso Big-Jô, Mimoso Duas Fazendas, Mimoso Melhor, Pereira, Guiricema e Tia Lelê.

Conforme dados do O Globo, os tão famosos Fubás foram regularizados pelas empresas indicadas e as mesmas optaram por não apresentar contraprovas e retirar seus produtos.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Comidas típicas de festa junina (Reprodução/UOL)
Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile