Comidas de festa junina são atingidas por proibição urgente da ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária baixou proibição emergencial contra comidas típicas de festa junina, e consumidores ficam abalados durante as festividades de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, em maio de 2017, o órgão determinou a interdição de oito lotes de paçoca da empresa Dicel, após auditoria interna.
Isso porque, de acordo com o portal Veja, teria sido constatado a presença de aflatoxinas acima do permitido para o produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em excesso, a aflatoxina não pode ser consumida por ter substâncias tóxicas e cancerígenas.
Contudo, os lotes foram recolhidos devidamente, mas a empresa não deu seu parecer sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro alimento muito comum nas festas de São João, é o famoso amendoim, que também foi alvo de decreto da vigilância sanitária.
Acontece que em julho de 2008, o órgão determinou a interdição de dois lotes de amendoim contaminados por um fungo produtor de toxina que causa câncer no fígado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
Com isso, os produtos amendoim de 500g, das marcas “Da Rocinha”, lote 10, e “Moinho Brasília”, lote 8, saíram de circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do G1, as empresas retiraram os alimentos e não apresentaram uma contraprova às análises feitas na época.
Por fim, vamos falar do caso de outubro de 2013, quando a Anvisa interditou nove produtos de farinha de milho, por apresentarem teores de ferro inferiores a 4,2mg/100g.
As marcas atingidas foram: Campo Bom, Pink, Mimoso Ginico, Mimoso Big-Jô, Mimoso Duas Fazendas, Mimoso Melhor, Pereira, Guiricema e Tia Lelê.
Conforme dados do O Globo, os tão famosos Fubás foram regularizados pelas empresas indicadas e as mesmas optaram por não apresentar contraprovas e retirar seus produtos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.