COMO ASSIM?!

Terror com baunilha, chocolate e mais 10: ANVISA proíbe marca popular no Brasil e atinge em cheio sorvetes

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Proibição da ANVISA afeta os sabores mais tradicionais de sorvete (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ANVISA/Canva)

ANVISA decreta a proibição da venda de uma série de produtos populares com frutas após encontrar substância fatal

Coloridos, deliciosos e refrescantes, essas são as principais características dos sorvetes que se tornou uma das sobremesas mais favoritas entre brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser uma sobremesa de quase 3 mil anos, essa delícia gelada ao longo dos séculos foi ganhando melhorias, formatos mais divertidos e até mesmo sabores criativos e inimagináveis.

Sorvetes costumam fazer uso de aromas artificiais em sua composição (Foto: Reprodução / Internet)

Falando em sabor, a indústria alimentícia costuma fazer uso de aditivos aromatizantes para manter a cor e o sabor desses alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo porque, o processo de fabricação muitas vezes acabam corrompendo o sabor e a cor do produto final, sendo assim, esse produto de uso popular acaba sendo indispensável.

Substância perigosa

Falando nisso, em meados de maio deste ano de 2024, uma proibição da ANVISA acabou afetando 13 desses aromas de uma marca extremamente popular e reconhecida no no mercado.

E o terror da proibição acabou afetando (de certa forma) sorvetes de chocolate, baunilha de outros sabores que facilmente são encontrados nas geladeiras dos supermercados, após a detecção de uma substância que pode ser extremamente nociva e até mesmo fatal.

Segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.907, publicada no dia 16 de maio de 2024, foi proibida a comercialização, distribuição e uso dos aromas da empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA .

LEIA TAMBÉM!

Tal medida foi motivada após um recolhimento voluntário recebido e emitido pela própria fabricante cujo decreto alegou a presença do uso de propilenoglicol de uso industrial em alguns lotes dos seus aromatizantes.

Apesar da empresa ter foco em aroma de flagrâncias, segundo o portal FIB, a empresa inaugurou uma fábrica no Brasil com foco em aromas para aplicação em alimentos e bebidas.

Perigos do propilenoglicol

De acordo com o portal do Governo do Alagoas, o propilenoglicol é um líquido transparente, utilizado como base para formar o vapor, e quando aquecido pode se transformar em óxido de etileno, que é uma substância cancerígena.

Como se não bastasse todos esses ricos, CASO ele esteja contaminado com o monoetilenoglicol (CAS 107-21-1), um solvente orgânico altamente tóxico que pode inclusive levar à morte , se ingerido.

Ele também provoca irritação moderada à pele e irritação ocular. Pode prejudicar a fertilidade ou o feto. Provoca insuficiência renal e hepática.

Promove danos aos órgãos (sistema nervoso central e sistemas respiratório, cardiovascular, digestório e urinário).

Inclusive, já até mencionamos um outro caso envolvendo uma grande fabricante de macarrão que também foi autuada pela ANVISA após a identificação desse componente, como podem ver aqui*

Lotes atingidos:

Os lotes atingidos foram:

Manifestações e situação atual da empresa:

Vale destacar que a situação mencionada acima atingiu SOMENTE os lotes listados, sendo assim os demais produtos da empresa continuam sendo comercializados novamente e seguindo as normas de qualidade da ANVISA.

Fora isso, ao procurar manifestações da empresa sobre o caso, até mesmo em seu site oficial, não constam nenhuma nota.

Porém o espaço permanece em aberto caso ela quiser expor a sua versão dos fatos.

Importância da Robertet

A Robertet do Basil está ativa em nosso mercado desde 1963. Por aqui, os mesmos possuem uma ampla expertise na aplicação de aromas em alimentos, bebidas e suplementos. 

De acordo com o portal Nis Nutri, eles garantem aos seus clientes uma gama de mais de 1.350 materiais e produtos naturais criados em um dos seus 14 centros de criação globais.

Como funcionam os aromas?

Como mencionamos acima os aromas ou aromatizantes são usados em diversos segmentos de produção, seja no setor alimentício, cosmético ou em medicamentos.

De acordo com o portal UOL, os aromatizantes são um tipo de aditivo alimentar que têm capacidade de melhorar as propriedades sensoriais desses tipos de produto como: sabor, odor, cor e até aparência.

O que faz os mesmos se tornarem mais atrativos, já que os processos industriais comprometem boa parte do sabor original e odor original.

Os mesmos se dividem em três tipos, conforme rege as normas da FAO e da OMS, controladas no Brasil pela ANVISA:

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile