ANVISA decreta proibição contra 3 produtos envolvendo frutas populares após risco
Em meados de maio de 2024, uma proibição da ANVISA surpreendeu não apenas algumas empresas como consumidores, ao retirar do mercados 3 produtos populares no mercado.
Isso porque tal medida afetou diretamente alguns aromas de frutas como o mamão, a manga e o maracujá, após flagrar uma substância perigosa e até mesmo fatal em suas composições
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.907, publicada no dia 16 de maio de 2024, foi proibida a comercialização, distribuição e uso dos aromas da empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA .
Tal medida foi motivada após um recolhimento voluntário recebido e emitido pela própria fabricante cujo decreto alegou a presença do uso de propilenoglicol de uso industrial em alguns lotes dos seus aromatizantes.
Pra quem não sabe, aromatizantes no geral são usados em produtos industrializados como balas, refrigerantes, sucos, recheios de biscoitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém eles também são muito utilizados na fabricação de remédios e até mesmo cosméticos como perfumes, produtos capitares, óleos corporais etc.
Lotes atingidos:
Os lotes atingidos foram:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
- MANGA AROMA NAT: (000477483);
- MAMAO PAPAYA AROMA IDENT AO NAT: (000475836);
- MARACUJA AROMA IN (000477127, 000476822 e 000475846);
- MARACUJA IN MPAR043 (000475805)
Alerta no uso de propilenoglicol !
Segundo informações do portal do Governo do Alagoas, o propilenoglicol é um líquido transparente, utilizado como base para formar o vapor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de não ser propriamente proibido, a substância ao ser aquecida pode se transformar em óxido de etileno, o que pode se tornar uma substância cancerígena.
Agora, caso ele seja contaminado com monoetilenoglicol (CAS 107-21-1), um solvente orgânico altamente tóxico, ele pode causar a morte do consumidor que o ingerir
Além disso ele pode causar:
- Irritação moderada à pele;
- Irritação ocular;
- Prejudica a fertilidade ou o feto,
- Provoca insuficiência renal e hepática;
Fora isso ele ainda pode atingir diretamente :
- O sistema nervoso central
- O sistema respiratório;
- O sistema cardiovascular
- O sistema digestório e urinário
Inclusive, já até mencionamos um outro caso envolvendo uma grande fabricante de macarrão que também foi autuada pela ANVISA após a identificação desse componente, como podem ver aqui*
Manifestações e situação atual da empresa:
Vale destacar que a situação mencionada acima atingiu SOMENTE os lotes listados, sendo assim os demais produtos da empresa continuam sendo comercializados novamente e seguindo as normas de qualidade da ANVISA.
Ao procurar manifestações da empresa sobre o caso, até mesmo em seu site oficial, não constam nenhuma nota.
Porém o espaço permanece em aberto caso ela quiser expor a sua versão dos fatos.
Qual a importância da Robertet do Brasil?
A Robertet do Brasil está ativa em nosso mercado desde 1963. Por aqui, os mesmos possuem uma ampla expertise na aplicação de aromas em alimentos, bebidas e suplementos.
De acordo com o portal Nis Nutri, eles garantem aos seus clientes uma gama de mais de 1.350 materiais e produtos naturais criados em um dos seus 14 centros de criação globais.