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O QUE ROLOU?!

Terror de falência, fechamentos e venda a gigante: Cinema pede socorro após se afundar em dívidas em país

30/07/2024 às 7h00

Por: Lennita Lee
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Grande cinema pediu pela falência e acabou comprado por gigante após crise (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Um dos setores que mais crescem no mundo é o entretenimento. O mesmo foi ganhando espaço ao longo dos anos, o que consequentemente acaba tendo uma importância significativa para a economia contemporânea.

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Falando nisso, o cinema é um dos que mais contribuem nesse processo. Porém, o mesmo vem sofrendo algumas quedas desde a pandemia, cuja qual (com o confinamento) obrigou os mesmos a fecharem suas portas de forma temporária, o que desencadeou em uma série de crises financeiras no setor.

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Só para ter ideia dos impactos, conforme exposto pelo portal Brasil Escola, no ano de 2020, a bilheteria nos EUA, um dos países que mais investe e lucra com o Cinema, encolheu 80% em comparação aos anos anteriores, bilhões de dólares foram perdidos. Foi considerada a pior bilheteria já registrada nos últimos 40 anos.

Falando isso, os cinemas dos Estados Unidos ainda custam a engrenar e conquistar o público, o que ficou ainda mais intensificado no último verão. De acordo com o portal Exibidor, esses efeitos do baixo desempenho nas bilheterias começam a ser sentidos por seus exibidores.

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Alamo Drafthouse, uma das mais icônicas redes de cinema do país, anunciou o fechamento de seis unidades franqueadas no Texas e Minnesota no último mês de junho, conforme as informações do Variety e do portal Advocate Lake Highlands.

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Pedido de socorro

Vale dizer que a Alamo Drafthouse começou a cair no gosto do público por conta de toda a oferta diferenciada da rede que, além de atuar na distribuição de filmes independentes, também atraiu seguidores por conta de seu extenso menu de coquetéis, cervejas e comida.

Isso sem falar na sua rígida política de “não falar e não enviar mensagens de texto durante a exibição dos filmes”, o que atrai ainda mais esse tipo de público que (vira e mexe) reclamam dessa falta de postura por parte de alguns frequentadores.

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O fechamento dos cinemas ocorreu após a Two is One, One is None LLC, operadora das seis franquias da Alamo, entrar com um pedido de falência, Capítulo 7, para todas as localidades.

Para quem não sabe, o Capítulo 7 do código de falências norte-americano estabelece os dispositivos destinados a reger a liquidação de ativos de pessoa física devedora, ou seja, aquela que não consegue pagar regularmente suas dívidas.

O terror dessa falência acabou culminando no fechamento das seis unidades mencionadas, sendo cinco localizadas na área de Dallas-For Worth, no Texas, e outra em Woodbury, em Minnesota, tiveram efeito imediato.

Comunicado e justificativas

Uma mensagem enviada pela Two is One, One is None, LLC aos funcionários por meio do programa HotSchedules, acabou rivalizando pelas redes sociais.

Após a leitura da mensagem, ela automaticamente era apagada, mas uma funcionária de um dos cinemas conseguiu compartilhar via X, antigo Twitter. Na mensagem os proprietários dos cinemas franqueados afirmaram que sofreram um rombo de US$ 1 milhão no ano de 2023.

Em outro comunicado, desta vez divulgado para a imprensa, a Two is One, One is None, LLC anunciou sua falência e ainda afirmou que a pandemia bem como as greves de Hollywood no último ano acabaram agravando o cenário.

Mesmo tendo feito uma injeção de mais de US$ 3,5 milhões, o desempenho econômico de toda a indústria caiu drasticamente no quarto trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024.

Na verdade, o primeiro trimestre de 2024 foi o trimestre com pior desempenho na história do cinema”, dizia o comunicado.

Alamo Drafthouse também lamentou o fechamento de seis de suas franquias e que agora, conta apenas as 35 unidades de cinemas da rede nos Estados Unidos, sendo 15 deles franqueados e 20 cinemas de propriedade corporativa.

Ainda durante a pandemia, mais precisamente em março de 2021, a propriedade corporativa da Alamo Drafthouse já havia entrado com um pedido de falência.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“Estamos muito decepcionados ao saber hoje que nosso franqueado, que opera cinco locais em Dallas-Fort Worth, no Texas, e um em Woodbury, Minnesota, entrou com pedido de falência, Capítulo 7, e está fechando seu negócio com efeito imediato.

Estamos com o coração partido pelos companheiros de equipe do franqueado e pelas comunidades cinematográficas locais, no entanto, estamos trabalhando o mais rápido possível para que o Alamo Drafthouse Cinema volte a funcionar nessas cidades. Todas as outras localidades da Alamo Drafthouse estão operando normalmente, com planos de expansão contínua em todo o país”

Venda a gigante

Ainda no dia 12 de junho de 2024, foi anunciada a venda da rede de cinema, incluindo todas as suas 35 unidades, para a Sony Pictures Entertainment, conforme exposto pelo portal The Hollywood Reporter, Box Office Pro e Variety.

Inclusive, conforme exposto pelo portal, a  Sony, de certa forma, vem caminhando no sentido contrário dos outros grandes estúdios de Hollywood.

Ao mesmo tempo em que é o único grande estúdio que não investiu em seu próprio serviço de streaming, também é o primeiro grande estúdio a adquirir um circuito de exibição.

Vale destacar que essa é a primeira vez em mais de 75 anos, com algumas exceções, que um grande estúdio de Hollywood detém salas de cinema nos Estados Unidos.

Segundo o portal Exibidor, do ano de 1948 a 2020, o Departamento de Justiça dos EUA proibiu as distribuidoras de filmes de possuírem empresas de exibição.

Mas os decretos do Supremo Tribunal dos EUA começaram a ser revogados em 2020 e, desde então, a Sony é o primeiro estúdio a comandar uma rede de exibição.

Apesar da lei, é importante ressaltar que em alguns momentos as regras foram flexibilizadas e a Universal, e a própria Sony, chegaram a comprar participações em algumas redes de cinema na década 80.

Desde a revogação das restrições os únicos estúdios de produção que adquiriram cinemas foram os serviços de streaming Netflix, com cinemas em Los Angeles e Nova York, e Amazon, com um cinema em Los Angeles.

Apesar do processo de venda, os cinemas da Alamo Drafthouse, além de manterem o mesmo nome, continuarão a ser administrados pelo atual CEO, Michael Kustermann.

O mesmo ficou na responsabilidade de chefiar um recém-criada divisão da Sony, a Sony Pictures Experiences, que além de administrar os cinemas da Alamo, também é responsável pelo Wonderland, um grande parque de entretenimento localizado em Chicago, cujo qual promove os produtos e propriedades da Sony, e pela Fantastic Fest, um popular festival de cinema que já era administrado pela Alamo Drafthouse.

Wonderland, inclusive, faz uso de tecnologias e experiências envolventes e imersivas, uma característica que conversa muito com o conceito dos cinemas Alamo.

Anualmente a Alamo recebe mais de 10 milhões de visitantes e tem um público-alvo bastante engajado, com 4 milhões de membros fidelizados.

Apesar das crises, ainda em 2023 a Alamo viu um salto de 30% na receita de bilheteria em relação ao ano anterior, superando os números gerais da indústria, que ficaram em 31%.

Enquanto a Sony, em comunicado, destacou seu compromisso com a exibição cinematográfica e reforçou a intenção de iniciativas contínuas em entretenimento experiencial, Kustermann adotou o mesmo tom ao falar dos novos patrões.

Por fim, Ravi Ahuja, presidente e COO da Sony Pictures Entertainment, reforçou que os cinemas adquiridos continuarão a receber conteúdos de diferentes estúdios e distribuidores, não ficando restritos apenas aos conteúdos da Sony.

“Acreditamos fortemente no envolvimento dos fãs de entretenimento fora de casa de maneiras divertidas e distintas, como visto mais recentemente na abertura do Wonderland em Chicago.

A experiência diferenciada de cinema da Alamo Drafthouse, a marca admirada e a comunidade dedicada se encaixam bem nessa visão. Nosso negócio Crunchyroll também se alinha bem com os interesses do seu público.

Estamos ansiosos para desenvolver as inovações que tornaram a Alamo Drafthouse um sucesso e, é claro, continuaremos a receber conteúdo de todos os estúdios e distribuidores”.

Apesar de os valores financeiros não terem sido divulgados, sabe-se que a Goldman Sachs atuou como consultor financeiro exclusivo da Alamo Drafthouse na transação que fez a Sony adquirir a rede de cinemas dos antigos proprietários Altamont Capital Partners, Fortress Investment Group e do fundador Tim League.

Quando a Alamo Drafthouse foi fundada?

Alamo Drafthouse foi fundada em 1997 por Tim League e Karrie League em Austin, nos Estados Unidos e desde então se tornou uma das mais populares em exibição de filmes.

Como mencionamos ela também pe famosa por servir jantares e bebidas durante o filme, bem como por sua política rígida de exigir que seu público mantenha a etiqueta adequada para ir ao cinema. 

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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