Tralli confirmou ao vivo no Jornal Hoje o terror de falência sofrido por gigante das farmácias
No início de dezembro de 2023, César Tralli abriu o Jornal Hoje ao vivo com uma notícia impactante sobre falência de gigante farmacêutica que causou uma verdadeira crise na saúde dos Estados Unidos.
Tudo isso veio a tona com uma série da Netflix, que expôs o descaso e os problemas da saúde e das farmácias na venda de medicamentos no Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Candice, jornalista correspondente em Nova York ao vivo com César Tralli, uma das maiores fabricantes de Opióides nos Estados Unidos, a Farmacêutica Purdue está no centro da crise que levou a discussão na Suprema Corte dos Estados Unidos.
A farmacêutica é acusada por dezenas de pessoas por ser a responsável pela onda de dependência de opióides que atingiu os Estados Unidos nos últimos anos.
Ainda segundo César Tralli, essa farmacêutica é acusada de fazer um marketing enganoso com a medicação OxyCountin, vendendo como um remédio seguro, quando, eles sabiam que o medicamento tinha uma alta capacidade de dependência naqueles que usavam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os processos, segundo Tralli, começaram a aparecer em 2014, mas, envolve a dona da empresa que é uma das mais ricas famílias dos Estados Unidos.
Em 2019, para conseguir frear os processos contra a empresa, a farmacêutica entrou com um pedido de Falência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a jornalista: “Isso conseguiu pausar os processos judiciais e colocou em pauta um acordo. Esse acordo envolveu 24 estados americanos, envolveram as famílias que perderam entes queridos por overdose. A farmacêutica quer pagar um valor de $ 6 bilhões de dólares e com isso se livrar desses processos 2600 processos judiciais. Dentro desse acordo, a empresa não pode mais ser processada. As famílias querem esse acordo porque precisam do dinheiro por conta de toda a questão que o vício envolveu a família. Mas, o departamento de justiça afirma que nenhum acordo retira os processos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma matéria da Gazeta do Povo, 109.680 overdoses fatais foram relatadas no ano passado. Dessas mortes, 79.770 envolveram os opioides, substâncias químicas muito usadas pela medicina para tratar pacientes com dor aguda.
A minissérie “Império da Dor”, disponível na plataforma Netflix, apresenta a origem da atual “epidemia” dos opiáceos sintéticos nos EUA, um problema que começou ainda na década de 1990 e ganhou novas formas nos últimos anos.
Os produtores da obra remontam ao ano de 1996, quando houve o lançamento de uma nova fórmula do opioide sintético oxicodona, medicamento mais potente que a morfina.
QUAL FOI O LUCRO QUE A PURDUE GANHOU COM O ÓPIO?
Dados referentes à Purdue apontam que o lucro com a droga sintética até 2016 foi de US$ 35 bilhões (R$ 180 bilhões).
Como resultado do sucesso do medicamento e sua introdução na sociedade, cerca de meio milhão de americanos morreram de overdose causada por opiáceos desde então.