Fim de serviço da Unimed chegou ao fim após 50 anos
A Unimed é uma das principais empresas do seguimento de venda de planos de saúde. Ela hoje está presente nas principais cidades do país e oferece ainda milhares de opções de serviço.
E assim como novos planos surgem, outros deixam de existir. E um aclamado plano chegou ao fim em 2024, 50 anos depois de sua criação. A situação fez a Unimed ter que lidar com o terro da falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações da colunista Míriam Leitão, do O Globo, em 1° de abril de abril de 2024, todos os usuários dos planos de saúde Unimed-Rio passam a ser atendidos pela Unimed Ferj. O motivo para isso acontecer, é que a primeira não estava dando conta de atender os pacientes devido ao seu momento financeiro delicado.
Teve um período que a falência quase chegou a ser uma realidade. Mas, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, ajudou a evitar a liquidação total a Unimed-RIO. Em conversa com O Globo, ele comentou que se o plano Unimed-RIO tivesse a falência decretada, isso teria consequências terríveis.
“Uma liquidação extrajudicial teria trazido um colapso do sistema do Rio de Janeiro, eu não tenho dúvida disso”, esclareceu Paulo Rabello. Por conta disso que houve um acordo inédito firmado para evitar a liquidação da cooperativa carioca, em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da recuperação não ter se mostrado viável, ao menos foi evitado que ela quebrasse em meio aos atendimentos de clientes. Sendo assim, invés de aceitar a falência da Unimed-Rio, foi aceito a transferência dos planos para a Ferj.
Rabello esclareceu seu ponto de vista: “Quando houve a solicitação de transferência à Ferj, entendemos que havia uma estrutura para atender adequadamente esses beneficiários. O sistema tem 18 hospitais aqui dentro do estado do Rio. Autorizamos essa migração no ano passado e a gente verificou que houve queda na sinistralidade (a relação de custo com assistência versus arrecadação com mensalidades) em quase 22%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● T-Cross, popular da Chevrolet e +3: 5 carros que motoristas devem vender antes de 2025 pra não se arrependerem
● 1 bilhão pelos ares: Rival da Uber vai do céu ao inferno e dá fim em serviço em país em 2024
● Novo prazo para renovação e alerta aos 70+: 2 anúncios sobre a CNH em 2025 chegam voando a idosos
O número de reclamações caiu de forma absurda, a ponto de não ter mais nenhuma reclamação na Defensoria Pública de usuários fora do município do Rio de Janeiro. Então, quando eles chegaram com um protocolo de entendimento para transferir o total da carteira, a gente entendeu que seria o movimento natural. Pois nesse período desde a primeira transferência, a Ferj mostrou capacidade de fazer uma gestão diferenciada dessas vidas.”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVO DEVER DA FERJ
Rabello ainda destacou que a Unimed Ferj assumiu integralmente a dívida assistencial vencida e a vencer da Unimed-Rio e o compromisso de recomposição dos ativos garantidores. Há um pedido da federação, ainda em análise pela agência, de que essa recomposição aconteça em 120 meses. Dessa maneira, ela cuidará de tudo da Unimed-RIO.
50 ANOS DE HISTÓRIA
Como a Unimed-Rio passou seus planos para a Ferj, ela encerra seus serviços 50 anos depois de sua fundação. Ela foi criada em 1974 como um modelo revolucionário e fez história nesses últimos anos.
QUANTAS UNIDADES A UNIMED TEM?
O sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por mais de 340 cooperativas médicas, 117 mil médicos cooperados e 18 milhões de beneficiários, de acordo com a cooperativa.