CONFIRA!
Portas fechadas, adeus após 150 anos e terror de falência: Restaurante n°1 de SP ressurge das cinzas em 2024
13/11/2024 às 13h44
Um dos restaurantes mais queridos, amados e históricos de São Paulo fechou as portas ao ficar frente a falência, mas, ressurgiu e reabriu as portas agora em 2024
Após a pandemia de Covid-19 o que mais ouvimos falar foram de empresas que fecharam as portas e declararam falência. Esse quase foi o caso de um restaurante histórico de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 07 de junho deste ano, o Café Girondino comunicou que fecharia as portas. O restaurante, presente em um local histórico de São Paulo, no centro paulistano, declarou o fim das atividades.
Na época, conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Terra’, os reesposáveis pelo Café Girondino não comunicaram de fato o motivo do fechamento do restaurante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, disse que apesar de tentarem com muito afinco e de não faltar insistência e garra para manter o negócio em pé, a “pandemia deixou cicatrizes que não curaram”, nas palavras dos responsáveis.
Restaurante fecha as portas e culpa a pandemia
Veja uma parte do comunicado emitido pelos responsável pelo restaurante na época:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós não conseguimos. A pandemia deixou cicatrizes que não curaram. Lutamos bravamente. Não nos faltou valentia e resiliência. Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E assim permanecerá.
A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado”, anunciou o perfil do Girondino, que funcionava desde 1998 no encontro das ruas São Bento e Boa Vista.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
● Lula ciente e R$120 mil garantidos: Nova lei traz fim do IPVA à essa lista de CPFs
● Diarreia, vômitos constantes e risco fatal: Decreto da ANVISA contra tempero n°1 das donas de casa
História e tradição
Apesar do espaço na São Bento e Boa Vista funcionar desde 1998, o primeiro restaurante Café Girondino surgiu em 1875, e funcionou na Rua 15 de Novembro. Ou seja, a “marca” conta com quase 150 anos.
O restaurante fica localizado em um ponto histórico de São Paulo, em frente ao Mosteiro de São Bento, no perímetro que engloba o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.
Contudo, apesar das péssimas notícias divulgadas pela marca em junho, no dia 30 de setembro, o restaurante fez uma publicação no Instagram confirmando o retorno das atividades.
Um gigante ressurge das cinzas
Sem dúvidas, o restaurante é um dos mais tradicionais e famosos em São Paulo. Uma marca inconfundível e inigualável que vem conquistando a todos os que experimentem desde 1875.
Na última quinta-feira (07), o Café Girondino, após 5 meses de portas fechadas e de ter vivido um grande terror de falência em decorrência da pandemia, reabriram as portas ao público.
De acordo com as apurações realizadas pelo TV FOCO, a partir de informações divulgadas pelo portal ‘UOL’, o restaurante foi adquirido pela empresa Fábrica de Bares, que passa a gerir o local.
Com a reinauguração, novidades chegaram tanto nos aspectos físicos do local, quanto no cardápio. O restaurante segue com seu estilo tradicional, remetendo aos ambientes do passado, mais rústicos.
O Café Girondino remete ao período marcado pelos barões do café, quando bondes e cafeterias europeias definiam o centro. O restaurante ficou fechado entre a década de 30 e 90, mas, a marca nunca morreu.
No próximo ano, o Café Girondino completa 150 anos de história em São Paulo.
Café Girondino
Rua Boa Vista, 365 – Centro Histórico, São Paulo – SP / Horário inicial de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 19h; domingo, das 8h às 16h.
Considerações finais
Muitos estabelecimentos sofreram com a crise estabelecida pela pandemia e ficaram a beira da falência. Isso quase aconteceu com um dos restaurantes mais amados e antigos de São Paulo.
O Café Girondino, marca antiga e tradicional, fundada em 1875, fechou as portas por 5 meses. Porém, o restaurante foi reestruturado e reabriu no dia 07 de novembro deste ano.
Como uma empresa pode evitar a falência?
Uma empresa pode evitar a falência adotando estratégias preventivas e corretivas. Como, por exemplo, definir objetivos claros e realistas, controlar bem as despesas, investimentos e fluxo de caixa.
Além disso, devem entender bem o mercado, concorrentes e clientes. Assim, podendo se ajustar as mudanças do mercado, se adaptando às alterações. Por fim, identificar os riscos e erradicá-los.
Caso a situação já esteja muito complicada, e a falência seja um passo iminente, a empresa deve tentar renegociar suas dívidas e ajustar o seu orçamento, entre outras ações como:
- Redução de custos, otimizando processos e eliminando desperdícios;
- Aumentar a receita, desenvolvendo novos produtos ou serviços;
- Melhorar a eficiência implementando tecnologias e processos mais eficientes;
- Por fim, buscar novos investimentos, novos investidores e parcerias.
Por fim, veja mais matérias sobre empresas, como o restaurante, que chegaram perto ou faliram.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.