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Calote de R$25M e terror de falência: Marca tão popular quanto C&A respira por aparelhos em 2024

01/12/2024 às 16h50

Por: Bianca Rayla
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C&A / Falência - Montagem: TVFOCO

Sem dúvidas o atual cenário econômico, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, acabou afetando diversos ramos de empreendimentos. Com isso, acabou deixando grandes negócios temendo por falência.

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Diante disso, neste domingo (1), iremos falar sobre a Sidewalk, uma conceituada loja de roupas voltada ao público masculino e feminino, cuja identidade está no jeito urbano e, ao mesmo tempo aventureiro de ser. O Grupo Sidewalk é composto também pelas companhias Canroo e Multside

De acordo com o portal MSN, a marca, que pode ser considerada até mesmo como rival da C&A, está sendo aterrorizada pelo risco de falência e acabou pedindo socorro ao dar entrada na sua recuperação judicial no último dia 05 de agosto de 2024, a fim de sanar suas dívidas, que já estão na casa dos R$ 25,5 milhões.

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SideWalk (Foto Reprodução/TripAdvisor)

Histórico

O fato é que, com a pandemia da Covid-19 somada a concorrência incompatível com o e-commerce que cresceu (e muito) durante esse período de crise sanitária, abriu um verdadeiro abismo financeiro entre as varejistas, que mesmo com a retomada, estão tendo que lidar com a “herança maldita” deixada por ela em meio a dívidas e dificuldades em prosperar em um período de recessão.

Assim, com tanto tempo de lockdown somado ao crescimento do mercado digital em meio a esse cenário, essa retomada de fato não vem sendo nada fácil para muitas varejistas, que assim como a SideWalk, fazem o que podem para sobreviver.

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Inclusive, segundo o grupo, além da pandemia, os altos preços dos aluguéis cobrados pelos shoppings e as mudanças climáticas foram os principais fatores que a levaram à crise da rede.

O processo está correndo pela 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo (SP).

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SideWalk está presente nos principais shoppings (Foto Reprodução/TripAdvisor)

Em meio a detalhes da petição inicial, acabou sendo apontado que nos últimos 12 meses, houve uma queda de 15% nas vendas da SideWalk, que como mencionamos acima “dependem das temperaturas frias”.

Esse processo de recuperação judicial envolve 21 unidades, além de outras 12 em fase de fechamento. A marca ainda conta ainda com 20 franquias que não integram o processo.

Ao procurar uma declaração mais explícita da marca sobre esse fato, a mesma acabou não sendo encontrada. Lembrando que o espaço permanece aberto caso assim lhe for conveniente dar a sua versão dos fatos.

Quais são os credores da SideWalk?

Ainda de acordo com o portal, para a Justiça, o grupo pediu acabou pedindo pela antecipação do stay periodo. Ou seja, a antecipação da proteção contra credores, até que o pedido seja aceito pelo juiz. Além disso, foi solicitado a manutenção dos serviços essenciais de internet, luz e telefonia.

Entre os fornecedores com quem a empresa tem débitos em aberto, o grupo cita Claro, Telefônica Brasil (dona da Vivo), America Net, Vogel, Terra, Telesp, Eletropaulo e Linx.

Importante

Como mencionamos, a marca nasceu no período eletrizante da década de 80, mais precisamente em 1982. Assim, após 3 amigos se juntarem em uma ideia em comum.

Luis Gelpi, Eduardo Rizk e Tinho Azambuja resolveram fundar a SideWalk com um DNA repleto de originalidade e irreverência.

O principal conceito é que homens e mulheres que se identificam com a Side, apesar da rotina urbana e moderna, não deixam de lado a chance de sair da cidade para dias mais tranquilos em contato com a natureza.

Mesmo após completar 30 anos, a SideWalk continua imprimindo seu estilo criativo e descontraído ao mercado de moda brasileiro.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo a Lei 11.101/05, a recuperação judicial é a reorganização financeira da empresa que esteja passando por uma crise. Mas, que ainda tem condições de se manter em funcionamento. Já a falência é a sua liquidação.

Clique aqui para saber de todas as notícias a respeito de falências de grandes empresas.

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Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

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