O QUE ROLOU?!

Terror de falência após 4 décadas: Um dos maiores hospitais do Brasil está quebrando por dívida de 27 milhões

30/05/2024 às 8h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Hospital gigantesco, dos mais tradicionais, vivencia terror de falência após crise (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Grande hospital brasileiro enfrenta terrível cenário financeiro e fica à beira da falência após contrair uma dívida milionária

E um dos maiores hospitais do país, localizado na região de Pernambuco, enfrenta uma das suas crises mais violentas e vivencia terror de uma possível falência após mais de 40 anos de existência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal Economic, o hospital em questão é o Hospital Santa Efigênia Caruaru, principal hospital particular do Agreste e um dos mais conceituados de Pernambuco.

Ainda de acordo com o portal, o mesmo entrou com pedido de recuperação judicial, em março de 2024, devido a uma dívida de R$ 27 milhões que o SASSEPE, plano de saúde dos servidores do Governo de Pernambuco, tem com a instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação, movida pelo grupo de saúde, menciona que o Hospital Especial Domiciliar possui 191 funcionários ativos, enquanto o próprio Hospital Santa Efigênia mantém 144 funcionários.

No entanto, apesar de Caruaru abrigar a sede do grupo, a unidade do Recife tem um faturamento maior, o que levou à distribuição do pedido de recuperação judicial na Comarca de Recife.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por dentro dos fatos

Ainda em março de 2024, uma decisão judicial trouxe um alívio temporário para a instituição quando a Juíza de Direito, Adriana Cintra Coêlho, concedeu uma tutela antecipada, suspendendo o vencimento da dívida com alguns credores.

Entre eles, estão o Banco Bradesco, Banco Safra, Banco De Lage Landen Brasil, Unicred e Caixa Econômica Federal.

Além disso, foi determinado um prazo de 60 dias para a apresentação do plano de recuperação, sob pena de convolação em falência

Para gerenciar o processo de recuperação judicial, a Justiça nomeou a LRF – Líderes em Recuperação Judicial Ltda., com Natália Pimentel Lopes como responsável pela condução.

A empresa ficou com a responsabilidade de elaborar uma proposta de honorários em um prazo dado de 5 dias, sujeita à revisão pelas partes interessadas.

Outros problemas

De acordo com o portal Blog do Magno, essa situação financeira difícil que o hospital enfrenta não é apenas resultado de questões internas.

O Hospital de Assistência Domiciliar EIRELI e a Casa de Saúde Santa Efigênia LTDA, ambos do mesmo grupo, destacam que fatores externos, como a crise econômico-financeira entre 2014 e 2016 e a pandemia de COVID-19, contribuíram para o colapso financeiro.

A rede também frisou que o aumento nos custos operacionais após a pandemia, juntamente com a inadimplência de clientes, atrasos de pagamentos e a suspensão dos reajustes contratuais, levaram o mesmo a chegar na inadimplência bancária.

Para lidar com o aumento da demanda durante a pandemia, o Hospital Santa Efigênia investiu na expansão de leitos, passando de 67 para 104, um aumento de 55%.

No entanto, mesmo com a longa tradição e consolidação no setor da saúde, o hospital não escapou das crises econômicas recentes, que afetaram as finanças e aumentaram o endividamento do grupo.

Agora, o desafio está em superar essa crise financeira e garantir a continuidade das operações, mantendo o compromisso com a prestação de serviços de saúde à comunidade.

Sendo assim o processo de recuperação judicial é visto como uma medida essencial para preservar os empregos dos funcionários e os interesses dos credores, enquanto se busca reverter a situação financeira da instituição.

Manifestações:

Vale destacar que não foram encontradas nenhuma declaração ou nota oficial do Hospital Santa Efigênia Caruaru comentando o ocorrido, porém o espaço permanece aberto para que a mesma possa se manifestar.

De acordo com apurações do TV Foco, mesmo em recuperação judicial, o hospital continua atendendo pacientes normalmente.

Qual a importância do Hospital Santa Efigênia?

De acordo com a própria instituição, o Hospital Santa Efigênia surgiu em setembro de 1981 como a principal maternidade e casa de saúde do interior de Pernambuco.

Ao longo de sua história, evoluiu para uma unidade de alta complexidade, tornando-se o maior centro-médico hospitalar do interior do Norte/Nordeste.

Há mais de 40 anos, o Hospital Santa Efigênia vem se destacando pelo seu pioneirismo.

Foi o primeiro hospital no interior do Estado a oferecer serviços de ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica, cirurgia cardiovascular, ressonância magnética, medicina nuclear.

Thumbnail Video Youtube

Quem você quer que saia do BBB25?

à beira da falência
hospital

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.