Montadora GIGANTESCA está prestes a chegar em solo brasileiro para o desespero da concorrência, principalmente da Honda
E uma montadora gigantesca do setor de motos está prestes a desembarcar em território nacional para o desespero da Honda e demais rivais, que já tem forte domínio no mercado no país.
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Estamos falando da indiana Bajaj, que foi fundada em 1945 por Jamnalal Bajaj, se tornando naquele mesmo ano uma empresa de produção de scooters em parceria com a italiana Piaggio, parceria esta que durou até 1971.
Pois é, de acordo com o portal Webmotors, essa renomada e gigantesca montadora terá uma linha montagem própria, localizada em Manaus com previsão para o segundo semestre de 2024.
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A informação foi revelada pelo diretor executivo da marca, Rakesh Sharma, em entrevista ao jornal indiano The Economic Times. Vale dizer que a capacidade da linha será de cerca de 20 mil unidades por ano.
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Chegará com tudo
Vale mencionar que tal investimento poderá fazer de Bajaj uma das principais marcas presentes no mercado brasileiro.
E há dois motivos básicos para acreditar nisso: é uma empresa com dinheiro para investir e ainda por cima produz motocicletas incríveis a preços baixos e em grandes volumes.
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É claro que o número de 20 mil motos por ano não será atingido rapidamente. Mas, pensando a longo prazo, se as operações decolarem, esse volume poderá até aumentar. E esse volume é o que hoje produz a Shineray, atualmente a terceira maior marca do país.
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Porém, nunca é demais lembrar o tamanho e o potencial da Bajaj. A marca é uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, é a maior exportadora de veículos de duas ou três rodas da Índia e está presente em cerca de 90 países.
Com todas essas características, não é difícil imaginar o quão difícil vai ser para concorrência desbancar a recém chegada não é mesmo?
Plano de negócios
Na maioria dos países em que ela está presente, o modelo de negócios é feito em parceria com um distribuidor local.
Mas, no Brasil, a marca já resolveu que fará diferente, pois ela será responsável pela produção e pela distribuição, e apenas as vendas ficarão a cargo de concessionários autorizados.
Rakesh Sharma disse à publicação indiana que o Brasil é uma exceção “devido ao tamanho, à complexidade e, às vezes, à imprevisibilidade”.
O que faz todo sentido, afinal de todos os países, aqui é aonde a sua produção terá que ser escoada, num primeiro momento, por embarcações, através de rios, até que possa finalmente ser transportada por estradas.
Isso sem contar nas mudanças de regras que se alteram a cada governo vigente ou “humor” congressistas que podem aprovar e desaprovar leis a qualquer momento
Fora o fato do país ter dimensões continentais, com regiões que diferem bastante em clima, cultura, acessos e distâncias.
É por motivos como esses, entre outros, que aqui será diferente.
Quanto que a montadora pretende investir?
Ainda de acordo com o portal, o executivo não revelou o valor dos investimentos para erguer a linha de montagem. Mas, quando chegar a hora, a marca já terá alguma experiência.
A Bajaj iniciou suas operações de venda por aqui no início de 2023, e em sete meses emplacou cerca de 2 mil motos. A rede de autorizadas segue em crescimento – atualmente são oito lojas.
Atualmente os quatro modelos que a marca vende no país são montados em Manaus, dentro da fábrica da Dafra. A linha de montagem própria da Bajaj também poderá fazer modelos da KTM austríaca, marca com a qual a indiana tem parceria e da qual detém 48% das ações.
Essa também é uma boa notícia, pois abre a possibilidade de termos a KTM com presença mais sólida no país.
Atualmente a marca vende poucos modelos por aqui, com preços exorbitantes e volumes pífios, através de um número insignificante de concessionárias.