Aposentados e pensionistas do INSS precisam se atentar a esses 7 passos se não quiserem ter o benefício bloqueado
O INSS é uma autarquia que, como muitos sabem, é responsável por repassar benefícios e valores pertinentes à Previdência Social, como aposentadorias, pensões e até mesmo alguns auxílios temporários.
Porém, muitos desses aposentados, pensionistas e demais segurados, que em sua maioria são idosos acima dos 60, precisam se manter em alerta quanto a situações que possam causar o bloqueio do pagamento concedido.
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Prova de vida
Um dos motivos que causam o “terror” do bloqueio no benefício, é quando a pessoa consta como “falecida” no sistema do INSS.
De acordo com o InfoMoney, os chamados “mortos-vivos do INSS” começaram a surgir mais recentemente após a mudança no processo de “prova de vida” para os aposentados e beneficiários.
Mesmo facilitando a vida de muitos idosos, o novo sistema trouxe preocupações a outros tantos para um possível bloqueio dos rendimentos.
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Conforme Ingrid Galante, chefe dos Serviços de Administração de Informações de Segurados da Superintendência Regional Sudeste III (Serainf/SRSE III):
“O INSS não mata ninguém, apenas recebe informações do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc)”
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Sendo assim, ela recomenda que os segurados mantenham seus dados sempre atualizados para evitar transtornos.
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A suspensão do pagamento do INSS visa sempre coibir alguma suspeita de fraude ou recebimento irregular de benefícios.
Batendo informações:
Segundo a chefe do Serainf geralmente é feito um amplo batimento de dados para verificar os parâmetros mínimos de similaridades (gráfica e fonética).
Os critérios usados no cruzamento das informações de óbitos e benefícios consideram alguns conjuntos de dados cadastrais como:
- CPF
- Nome do beneficiário (a)
- Número de Benefício (NB)
- Nome da mãe
- Data de nascimento
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT)
- Título de Eleitor, entre outros
Caso seja constatada inconsistência, se inicia o processo de suspensão ou cessação do benefício previdenciário.
MAS ATENÇÃO! O INSS não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail, caso você receba qualquer tipo de informação por meio desse correio eletrônico, entre em contato com os canais oficiais da autarquia para se proteger de um possível golpe.
Como atualizar os dados do INSS pela internet?
Para que você consiga iniciar o processo de atualização, irá precisar ter em mãos documentos como:
- RG ou CIN;
- CPF
- Comprovante de residência com CEP atualizado
- Certidão de Nascimento ou Casamento (caso haja mudança de estado civil)
- Documentos dos dependentes, se for o caso.
Após isso, existem mais 7 passos cravados pelo próprio INSS para seguir e colocar fim no bloqueio do benefício:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
- Faça login usando senha e usuário do Gov.br
- Clique em “Novo Pedido”
- Clique em “Atualização de cadastro e atividade”
- Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”
- Preencha os dados atualizados e envie sua solicitação
- Envie a solicitação
Caso o segurado não possua acesso a internet, ele pode ainda usar a central 135 para fazer os acertos.